Águas da Transposição chegam a Cabrobó e Terra Nova

por Carlos Britto // 24 de outubro de 2019 às 19:00

Eixo norte da Transposição, em Cabrobó-PE. (Foto: Arquivo Divulgação)

As cidades de Cabrobó e Terra Nova (ambas no Sertão do São Francisco) voltaram a receber água da Transposição do Rio São Francisco nesta quinta-feira (24). Após trabalho do deputado Lucas Ramos (PSB), autor do pedido de audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), foi autorizada a abertura emergencial das comportas e a liberação das águas da Barragem Terra Nova, em Cabrobó, e do reservatório Serra do Livramento, que integram o Eixo Norte da Transposição.

A ação permitirá a perenização do Riacho Grande, salvando a lavoura de agricultores cabroboenses de diferentes culturas como feijão, milho e sorgo. Também garantirá o abastecimento da Barragem Nilo Coelho, localizada em Terra Nova.

Estamos à frente dessa luta desde o início de 2018, quando a abertura das comportas de ambos os reservatórios foi autorizada pela primeira vez. Agora, ficamos felizes com mais um resultado de nossas ações na melhoria efetiva na vida da população. A água que vem do nosso Rio São Francisco significa esperança. Representa geração de mais emprego, mais renda, mais desenvolvimento e melhor qualidade de vida para o povo de Cabrobó e Terra Nova”, comemorou Lucas.

Em Cabrobó, o potencial de irrigação alcança 2 mil hectares. Já em Terra Nova, podem ser atingidos 1,8 mil hectares. Dois dias após a audiência pública da Comissão Especial de Barragens da Alepe, o governo do Estado – através da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista – formalizou o pedido de abertura emergencial das comportas ao Ministério do Desenvolvimento Regional, atendido nesta quinta. A participação do prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti, e da prefeita de Terra Nova, Aline Freire, foi fundamental na articulação e na conquista dos resultados em menos de um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários