O violonista, poeta, cantador, cordelista e escritor petrolinense Aldy Carvalho vem expandindo seu talento artístico e sua obra na linguagem múltipla que interliga a cada trabalho música e literatura. Da virada do ano novo para cá, o sertanejo radicado em São Paulo provou mais uma vez que sua nordestinidade é compartilhada com o amor e precisão que ele sempre nutriu na origem de suas raízes.
No segundo semestre do ano passado Aldy brindou o universo da literatura infanto-juvenil com um trabalho primoroso: ‘A Preá e a Cobra’. Com ilustrações de Rafael Limaverde, lançada pela editora Baleia Livros, a obra já foi autografada em feiras literárias de São Paulo e Minas Gerais com direito a cantoria. O autor adianta que esta fábula é oferecida a todas as crianças da terra e para elas a narrativa tem muito a ensinar.
O professor do curso de Letras da UPE/Petrolina, Simão Pedro dos Santos, destaca na contracapa que as crianças, após lerem o livro, perceberão como na vida podemos ter surpresas ao lado daqueles que estão à sua volta. “Notarão crianças e adultos que pode haver também fios de esperança na bondade sobretudo na parte de quem nem imaginamos”.
Enredo
‘A Preá e a Cobra’ é comovente a ponto de segurar o leitor até a última página a compreender os limites da reação do outro. Em meio ao conflito dos dois animais centrais da história, cada página envolve outros bichos como macaco, gavião, veado caatigueiro, cancão, casaca de couro, gambá, sapo-cururu, camaleão e uma experiente formiga que, apesar de sua fragilidade, é a única com suas habilidades a socorrer o destino da preá. Não há leitor que não relacione a narrativa com o mundo das relações do dia a dia entre os humanos.
Já no horizonte de sua obra musical, Aldy Carvalho lançou recentemente seu novo vídeo clip produzido na caatinga, sob direção de Luciano Peixinho – com a canção ‘Cantiga II’ (Aldy Carvalho/Marcos Haurélio), do álbum Tempo Menino. O vídeo está disponível na plataforma do YouTube.
Muito me identifico com o trabalho do Aldy, até porque tenho raízes nordestinas.
Parabéns.
Literatura infantil lugar do sonho, imaginação, fantasia, reflexão…
A preazinha é a cobra veio emocionar, divertir e instruir ações protagonizadas por animais, que no final deixa uma linda mensagem altruísta.
Parabéns Aldy láaaaa…. do sertão encantando crianças e adultos.
Literatura infantil é o lugar do sonho, imaginação, fantasia, e reflexão.
A preazinha e a cobra vieram emocionar, divertir e instruir com ações protagonizadas por animais, que no final deixam uma linda mensagem altruísta.
Parabéns Aldy, lááá… do sertão encantando crianças e adultos.
Muito obrigado, Vera. Sigo semeando, torcendo que a solidariedade se estenda no mundo.
Conheço o talento do Aldy Carvalho como cantor e compositor. Quero conhecer melhor sua obra literária. Esperança de ter essa obra exposta na XIV Bienal Internacional do livro de Pernambuco que acontecerá entre os dias 6 a 15-10-2023 que acontecerá em Recife