Localizada no Sertão do Pajeú, a cidade de Serra Talhada sediou nesta semana mais uma edição do ‘Alepe Cuida’, programa itinerante da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que leva serviços gratuitos de saúde e cidadania aos municípios do Estado. Dessa vez, 2.747 procedimentos foram realizados entre os dias 5 e 6 de junho, na sede do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) no Bairro Vila Bela.
A população serratalhadense teve acesso a consultas e exames médicos, nas áreas de odontologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, clínico geral, urologia e nutrição, além de mamografia e ultrassonografias (mama, endovaginal, abdômen total e tireoide).
Já na área de cidadania, foi possível ter emissão gratuita da primeira carteira de identidade, orientação jurídica e de defesa do consumidor e recreação infantil.
Os pequenos empreendedores da cidade também tiveram atenção especial, com serviços de orientação para regularizar suas empresas, obtenção de microcréditos e exposição de novos produtos. Além disso, foram oferecidos serviços como massagem, ventosaterapia, corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas.
Organização
Cabe à Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe articular e organizar a iniciativa junto às cidades e aos parceiros institucionais. Nesta edição do Sertão, participaram entidades como o Banco do Nordeste, Sebrae-PE, Sest/Senat, Conselho Regional Odontologia Pernambuco (CRO-PE), Fundação Altino Ventura (FAV), Instituto Tavares Buril, Defensoria Pública, Procon-PE e Sesc/Senac.