As casas legislativas do país retomarão seus trabalhos a partir da próxima semana. O primeiro ato acontecerá neste domingo, 1° de fevereiro, com a posse dos deputados eleitos e reeleitos em outubro do ano passado. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o primeiro assunto que já deve mobilizar as atenções é a eleição da presidência da Casa de Joaquim Nabuco, que tem como principal candidato o atual presidente, Guilherme Uchôa (PDT), que tenta o quinto mandato.
Em meio ao silêncio do principal aliado de Uchôa, o PSB, alguns parlamentares defendem a alternância de poder na Casa e se colocaram também na disputa. Nos bastidores, no entanto, os comentários são de que Uchôa alcance mais uma vez seu objetivo.
Em nível municipal, as câmaras de vereadores também voltarão do recesso parlamentar – a exemplo da Casa Plínio, em Petrolina, a partir da próxima semana. E por lá o semestre começa igualmente com uma controvérsia que envolve a Mesa Diretora. O atual presidente, Osório Siqueira (PSB), abrirá os trabalhos ainda à frente da Mesa, já que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) lhe deu uma vitória parcial referente ao polêmico processo eleitoral de setembro do ano passado, em que ele saiu reeleito para o biênio 2015/16.
A decisão final ainda sairá e Osório pode não ser o presidente, havendo a necessidade de uma nova eleição na Casa Plínio Amorim. As emoções serão muitas neste início de ano.