A partir de janeiro 2024, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai bloquear o pagamento do Bolsa Família dos beneficiários que estão com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) irregular no Cadastro Único (CadÚnico). Em Petrolina, 115 famílias precisam fazer a regularização.
O bloqueio pode acontecer em caso de CPF suspenso ou cancelado, divergência de titularidade na Receita Federal ou inconsistência de dados no CadÚnico. Após seis meses de bloqueio, caso o beneficiário não resolva as pendências, ele pode ter o benefício cancelado.
O objetivo do Ministério é aprimorar a gestão do Bolsa Família, usando parâmetros mais rígidos para evitar fraudes. As famílias serão comunicadas sobre a situação do CPF e de como se regularizar através da folha resumo, do aplicativo do Programa Bolsa Família e do aplicativo ‘Caixa Tem’. Para esclarecimento de dúvidas, o governo federal disponibiliza um canal de atendimento através do Disque Social (121). A lista com as 115 famílias de Petrolina que precisam regularizar o CPF está disponível no link.