Integrante da base governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antônio Moraes (PP) comemorou ontem (4), em mais uma reunião plenária na Casa, o fato de Pernambuco ter assumido a liderança da geração de empregos no Nordeste, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na semana passada. De acordo com o parlamentar, pelo segundo mês consecutivo, o Estado apresentou crescimento no número de novas vagas de trabalho.
Moraes ressaltou que, desde janeiro de 2023 — quando teve início a gestão da governadora Raquel Lyra —, já foram gerados 113 mil postos de trabalho, sendo 17.851 somente no último mês de setembro. “Esses resultados mostram que Pernambuco retomou o protagonismo econômico na região Nordeste, intensificando os esforços para apoiar a empresa e os trabalhadores e aquecer o ambiente de negócios”.
Entre as ações do Estado, o deputado destacou a proposta para a redução gradativa das taxas do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (Feef) e o Feirão de Empregos no Recife. A segunda edição deste evento terá início nesta terça (5) e congregará dezenas de empresas. Neste ano, o encontro será realizado na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam).
Em aparte, a deputada Socorro Pimentel (União) parabenizou o discurso do parlamentar. Para ela, “os números mostram que o governo do Estado está fazendo bem o dever de casa”. Renato Antunes (PL) frisou que o ambiente econômico favorável atesta o atual equilíbrio fiscal de Pernambuco.
Contestação
O deputado Waldemar Borges (PSB), por sua vez, discordou de Moraes, atribuindo os resultados positivos “às medidas do Governo Lula para melhorar a economia, e não à gestão Raquel Lyra”. Já Sileno Guedes (PSB) questionou “como o Governo do Estado fará para compensar as ações sociais custeadas com recursos do Feef”.