O combate à exploração sexual e ao trabalho infantil. Esse foi o tema de um projeto desenvolvido por estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Malan, que teve início na última segunda (13) e foi encerrado nesta sexta-feira (17).
De acordo com a gestora adjunta da escola, Prazeres Lima, o objetivo geral foi proporcionar aos alunos uma reflexão sobre os prejuízos causados tanto pela imposição do trabalho às crianças e aos adolescentes, quanto à exploração sexual dos mesmos, uma vez que isso se caracteriza crime por lei.
As atividades foram desenvolvidas a partir de pesquisas. A turma construiu gráficos com estatísticas, fazendo um mapeamento das regiões onde são evidenciadas tais práticas. Os estudantes também produziram poemas, paródias, fizeram exposição dialogada sobre o assunto, participaram de palestra com a professora de Biologia Giliane, sobre os cuidados com o corpo, e as características indicativas de abuso sexual. Eles ainda se aprofundaram sobre as leis que tratam do tema.
“Gostei de trabalhar com essa temática. Nós alunos precisamos de discussões sobre esses assuntos”, avaliou Everton, que faz o 2º Ano ‘C’ na escola.