Até o próximo dia 13 de dezembro, quase 12 mil alunos da Rede municipal de Petrolina estarão participando de uma avaliação de leitura oral. O processo é organizado pelo Sistema de Avaliação de Petrolina (SIAP), da Secretaria Municipal de Educação.
O instrumento avaliativo é aplicado em 78 unidades escolares nas turmas de 1º e 2º anos (463 ao total). Em junho, os alunos já foram submetidos a esse processo. De acordo com Cristiano Borges, diretor de avaliação de aprendizagem e dados estatísticos, o novo momento tem como finalidade analisar as ações feitas neste segundo semestre para o alcance das metas de leitura e alfabetização dos alunos.
A secretária de Educação Maéve Melo ressaltou que o principal objetivo do SIAP é auxiliar na qualidade da aprendizagem. “Os resultados vão gerar indicadores que contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem, propondo estratégias de intervenção pedagógica que garantam, de fato, que nossos estudantes estejam em um bom nível de alfabetização”, comentou.