A Prefeitura de Petrolina vem buscando alternativas para garantir que a educação de milhares de estudantes afastados das escolas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) não seja prejudicada. As atividades pedagógicas não presenciais serão realizadas pela adoção de material didático impresso, distribuído aos estudantes, pais ou responsáveis, e pela orientação de leituras e exercícios indicados nos materiais didáticos, sem a exigência de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.
A iniciativa tem por objeitvo é minimizar os prejuízos decorrentes da ausência de aulas presenciais, o que pode levar ao retrocesso de aprendizagem, perda do vínculo escolar, com eventual aumento das taxas de abandono e evasão.
A prefeitura afirma que a ação tem caráter propositivo de apoio educacional às famílias e depende da participação direta dos pais ou responsáveis para a realização das atividades, particularmente com as crianças de educação infantil e do ciclo da alfabetização do 1º ao 3º anos do ensino fundamental.
Kit pedagógico
Para as crianças matriculadas na educação infantil no município, o kit é composto de caderno de atividades, giz de cera, pintura a dedo, massa de modelar dentre outros. Para os estudantes do ensino fundamental, o kit é composto de cadernos com atividades de reforço, lápis, borracha, caderno, caneta, dentre outros. A entrega dos kits de reforço pedagógico está previsto para iniciar a partir do dia 28 de maio e será distribuído para as escolas, que farão as entregas aos pais ou responsáveis.
Tem pais de crianças que não sabe nem quanto é 8×8 vai saber encinar seus filhos, tudo meio de fazer o dinheiro sumir sem deixar vestígios.