Alunos da rede municipal de Petrolina estão sendo beneficiados com assistência oftalmológica. A iniciativa é da Secretaria de Educação (SEDU), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do projeto ‘Consultório Itinerante’ do Hospital Universitário (HU).
Estudantes de 12 escolas estão passando por triagem, consultas e exames oftalmológicos. O objetivo é diagnosticar os alunos que possuam alguma deficiência e distribuir óculos, gratuitamente, aos que tiverem indicação do acessório.
Na última segunda-feira (20), 41 alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, no Bairro Dom Avelar, fizeram os exames de acuidade visual e 39 tiveram as lentes oculares prescritas. Já 50 alunos da Escola Marechal Mascarenhas, no Residencial Vivendas, receberão ainda este mês seus óculos.
Prezado Carlos,
Ao me desculpar pela demora no retorno, pelas nossas rotinas de trabalho intensas, gostaria de deixar mais algumas informações sobre o projeto de consultório itinerante-PCI da Univasf que é coordenado no hospital universitário da Univasf. O projeto de consultório itinerante é do hospital universitário da Univasf e vem desenvolvendo esta parceria com alguns municípios da nossa região a uns três anos pelo menos. Ainda temos um cronograma amplo para atendimento de escolares do município de Petrolina, para este ano, além disso, todo o público atendido pelo projeto é da rede de escolas municipais ligadas aos programas Brasil alfabetizado e saúde na escola, do governo federal e é uma iniciativa desta universidade, mais precisamente da nossa estrutura do hospital universitário, em parceria profícua com as secretarias municipais, fundamentais para o desenvolvimento do nosso projeto. É uma excelente proposta, com resultados importantes e Estamos a disposição para qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário.
Atenciosamente,
Ricardo Santana de Lima
Gerente de ensino e pesquisa do HU-Univasf
Responsável pelo projeto de consultório itinerante da Univasf.