Os alunos da rede pública classificados nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco receberão um estímulo a mais no primeiro ano da faculdade. A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) abriu mais um edital que visa a apoiar os estudantes. No edital do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), 180 estudantes serão beneficiados, sendo 90 no primeiro semestre de 2013, e 90 no segundo.
As propostas devem ser enviadas pelas instituições de ensino até o dia 8 de fevereiro. As bolsas são um incentivo à adaptação dos estudantes à vida universitária – e, consequentemente, aos talentos que emergem das escolas públicas -, e visam a sua fixação nas universidades.
O incentivo não só apoia financeiramente o aluno durante o primeiro ano do curso, mas estimula, principalmente, seu engajamento imediato em atividades de pesquisa e extensão, de modo a facilitar sua inserção posterior em outros programas existentes nas universidades públicas, a exemplo da iniciação científica, iniciação à docência, programa especial de treinamento etc.
Investimento
O programa pretende evitar também que, por carência de recursos financeiros, estes alunos – potenciais pesquisadores – abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo. Em 2012, as bolsas tiveram seus valores elevados para R$ 300, um aumento, portanto, de 15,4%.
De acordo com a assessoria de comunicação da Facepe, cerca de R$ 650 mil estão sendo investidos pelo Governo de Pernambuco na concessão dessas bolsas. O edital completo do programa pode ser encontrado na página da Fundação.