Informa-me o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que amanhã às 08 da manhã o governador Eduardo Campos (PSB) vai assinar, em Recife, documento que isenta alunos da UPE do pagamento de suas mensalidades.
Uma ação digna de elogio por esse apoio aos estudantes.
LEMBRO-ME DAS INTENSAS LUTAS, DOS ALUNOS DA UPE, PELA UNIVERSIDADE PÚBLICA GRATUITA DE QUALIDADE. AGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA. PARABENS AO MOVIMENTO ESTUDANTIL! vamos AGUADAR O RESULTADO PARA PODERMOS COMEMORAR, MAIS UMA VITÓRIA DA ORGANIZAÇÃO POPULAR…
Artigo postado no http://www.historiavermelha.blogspot.com
Por Bráulio B. Wanderley
Após vários anos de luta, finalmente, a UPE não cobrará mais mensalidades dos estudantes.
O governador Eduardo Campos e a secretária de Ciência e Tecnologia Luciana Santos farão o anúncio oficial amanhã (14) às 09h00 no auditório da FCAP e assinarão o documento que transforma a UPE numa Universidade verdadeiramente pública.
Para nós que estudamos na UPE e construimos parte da nossa trajetória política no Movimento estudantil da Instituição, o gesto se torna motivo de emoção e orgulho, além de termos a consciência de que nossa luta não foi em vão. Outras ainda estão em pauta, como a melhoria do ensino e maior atuação em pesquisa e extensão.
Parabéns ao governador Eduardo Campos e à secretária Luciana Santos e em especial a todos que fizeram parte do DCE e dos DA’s por essa conquista histórica.
Dedico esse artigo, felicitando as atuais gestões do DCE e dos DA’s , à pessoa do meu amigo e camarada Divonaldo Barbosa, presidente do DCE Professor Paulo Freire.
Lembro dos idos de 84 a 87, quando fiz parte da FFPP e juntamente com Domingos Sávio (hoje diretor da EMAAF), Marcelo Damasceno (conhecido radialista de nossa cidade), Chiquinho (Secretaria de Saúde), Célia Nunes (juazeiro), Jorge (Juazeiro), Carlos Nunes (Lagoa Grande), no DA, travamos lutas e mais lutas pela gratuidade da Fundação de Ensino, hoje a UPE. Saí da FFPP mas sempre acomanhando a vida desta instituição, vi com misto de raiva e impotência a intenção do então governador Jarbas Vasconcelos em querer privatizar a UPE. Ainda bem que não conseguiu. Alegra-me saber que hoje que o sonho antigo da gratuidade se torna uma realidade… A luta de todos não foi em vão.
E ainda o Vale do São Francisco reprova o Governo do Estado. eita povo! Merece é não se fazer nada!
não vi nenhuma açao louvavel aí,visto que essa é nada mais nada menos que uma jogada politica para a proxima eleição,será que vão devolver o dinheiro que paguei durante 4 anos para me formar na única universidade publica paga do pais?????
segue email joaogilberto66@hotmail.com
ah,eu fico imaginando quando a gente pagava não tinha um laboratorio no curso de biologia nem um livro decente na biblioteca como vai ser agora??
Bom, assim temos uma conquista que tem anos de história: A luta pela gratuidade da Universidade de Pernambuco, o que podemos dizer que beneficia muitos alunos principalmente dos cursos de saúde de petrolina que pagavam 2 vezes mais que os cursos de licenciatura; E estvámos presente na reunião com Eduardo Campos, mostrando que também lutamos por nossos direitos, estamos lutando também por melhorias no nosso curso: Enfermagem, estamos encontrando obstáculos, mais passaremos por eles, com certeza, a fim de formar uma turma de exelente profissionais que farão o possível para honrar nossa categoria e que ajudarão milhares de pessoas, que talvez não se importem, mais nós daremos nossa vida para ajudar a cuidar da de vocês…
E seremos Lembrados sempre: a 1ª turma de enfermagem da UPE CAMPUS PETROLINA.
Com certeza um grande marco não apenas para a universidade mais para os estudantes!!!
Se foi uma jogada política e daí?!, o melhor é que temos agora nosso direito alcançado: Nossa Gratuidade, e é isso que torna uma universidade Pública e acessível a todos!.
é com muita alegria que recebo esta noticia, tão aguardada e que parecia que não chegaria…
sem duvidas este é um importante momento para os criticos do movimento estudantil reverem suas visões e falas…
Fiz parte durante 5 anos do movimento estudantil da UPE, quando presidi o D.A da FFPP por duas gestões e quando fui da coordenação do DCE. Sempre lutamos e mostramos para a população de nosso estado que era um absurdo a cobrança de mensalidade em instituição publica no caso a UPE. mesmo assim muitos defendiam que educação só pagando como Jarbas e Mendonça, Geraldo Coelho entre outros. Taí: UPE Publica, Gratuita e tomará de Qualidade.
um grande viva a todos e todas que fizeram e fazem parte da historia de luta e de vitoriado Movimento Estudantil Brasileiro e da UPE.
Jonhdeible Oliveira é ex- presidente do D.A da FFPP e ex- cordenador do DCE-UPE.