Com a campanha ‘Doe sangue, receba vida’, os alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro (BA), mobilizam familiares, comunidade escolar e sociedade civil para fazer sua parte.
Este é o segundo ano que a unidade escolar realiza a iniciativa. Segundo a professora Vilma Cabral, coordenadora da campanha, “essa é uma forma de levar informações para os estudantes, ao mesmo em tempo que exercem a cidadania. A campanha faz parte de um projeto pedagógico com o objetivo de vivenciar uma experimentação contextualizada e interdisciplinar dos gêneros textuais cartaz, anúncio publicitário e campanha solidária. É também uma forma de estar contribuindo para a formação de sujeitos ativos e participativos das problemáticas que envolvem a sociedade”, destaca.
A ação é desenvolvida em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), responsável por levar informações aos estudantes sobre a doação de sangue e medula óssea e pelo cadastramento dos doadores na unidade escolar.
Para participar do dia ‘D’ é preciso ter entre 18 e 55 anos, não possuir doenças incapacitantes e apresentar documento oficial com foto, durante todo o dia. Na unidade escolar, os voluntários também podem ter mais informações, tirar dúvidas e conhecer o trabalho desenvolvido pelos estudantes sobre a temática em forma de vídeos e cartazes.
Exigências
As pessoas interessadas em doar sangue precisam comparecer à unidade da Hemoba, próximo ao Colégio Rui Barbosa. Para doar, é preciso apresentar documento oficial com foto, ter entre 16 (desde que esteja acompanhada de algum responsável legal) e 69 anos e estar bem de saúde. A campanha prosseguirá até o dia 14 de julho. “É importante destacar que precisamos de sangue durante todo o ano, mas a campanha é para atrair uma maior contribuição no mês de junho, que é um mês crítico pelo excesso de demanda”, destaca assistente social da Hemoba, Cislene Bandeira. (foto/divulgação)