Alunos do IF Sertão-PE/Campus Zona Rural Petrolina trocam conhecimentos sobre educação inclusiva em Curaçá (BA)

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2012 às 17:31

Alunos do curso de educação inclusiva com ênfase em Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras) do IF Sertão-PE)/Campus Petrolina Zona Rural puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Sob a coordenação da professora Gidalva Santos, eles foram até Curaçá (BA), ver de perto o trabalho realizado pela Escola Municipal Caminho do Aprendiz – tida como referência na educação inclusiva do município.

O grupo ouviu depoimento da secretária municipal de Educação, Maria de Fátima, que enfatizou a importância das parcerias entre o governo federal e o município.

Segundo ela, projetos que visam à construção de escolas desse tipo são essenciais, porém ela acredita que o mais importante é sensibilizar a população.

Os estudantes também realizaram entrevistas com diretores, professores de Libras, professores do AEE ( Atendimento Educacional Especializado) pais e alunos ouvintes, e pessoas com necessidades especiais. “Ouvimos depoimentos de alunos surdos do Colégio Municipal Professor Ivo Braga. Eles afirmaram que gostam do trabalho realizado no colégio, mas ainda se sentem excluídos por alguns colegas”, informou um dos estudantes.

Alunos do IF Sertão-PE/Campus Zona Rural Petrolina trocam conhecimentos sobre educação inclusiva em Curaçá (BA)

  1. Gidalva S. Santos disse:

    Boa tarde caros colegas!
    Retificando, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, e não Linguagem , como citado.

    Complementando, a turma se encantou ao ver o como é desenvolvido o trabalho de Inclusão, dentro das escolas, em especial a Escola Caminhos do Aprendiz. O que mais chamou a atenção dos estudantes foi o contato com as pessoas com deficiências, ao perceberem o carisma que essas pessoas transmitem e a naturalidade dos alunos ditos normais ao se relacionarem com os mesmos. Fruto do trabalho que a escola vem desenvolvendo com muita eficiência, diz Marisa Santos, Diretora da escola. Foi um dia em que vivenciaram e compartilharam de várias experiências, levando-os a uma grande reflexão.

  2. Márcia Moreira Borges disse:

    Boa noite
    Foi encantador a visita que realizarmos em Curaçã – BA. Foram momentos que sem dúvida nenhuma marcou cada um de nós.
    Visando o motivo principal da nossa visita, que era conhecer mais profundamento o trabalho de Educação Inclusiva na cidade de Curaçã, virmos a preocupação dos profissionais envolvidos em incluir o próximo e ensinar aos ditos normais que cada um de nós é importante nete mundo.

    1. Carla Nunes disse:

      Primaah (GIdalva),.,rsrs! Parabéns pelo belo trabalho q está realizando! Está fazendo o bm ao próximo! Felicidades pra vc e sucesso! vc merece! Bjs! ;)

  3. Nadja Leal disse:

    Parabéns a tds pelo belíssimo trabalho desempenhado.

  4. Jéssica disse:

    Parabéns Mainha (Gidalva Santos) e toda sua Turma de Libras.
    É uma grande satisfação quando eu vejo e percebo o sucesso de minha guerreira. Te amo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários