Alunos estimulam boicote ao Enade

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2009 às 20:37

boicote_enadeOs alunos selecionados para o Enade neste domingo (08) tiveram uma marcação cerrada de alunos do Diretório Estudantil das Universidades. Eles distribuíam em frente aos locais de provas folhetos com os dizeres “Nota zero para o Enade, boitoce já. Por uma avaliação de verdade”.

Além disso, muitos boicotadores argumentavam pessoalmente com diversos estudantes.  No colégio Paulo VI, em Juazeiro, onde os universitários de jornalismo e direito da Uneb realizaram a prova, muitos aderiram ao boicote, mas  ainda não é possível precisar quantos deixaram de fazer o exame.

Segundo os alunos, o Enade não é uma forma eficiente de avaliar as instituições de ensino porque coloca toda a responsabilidade sobre elas, e não sobre o governo e a gestão da educação.

Alunos estimulam boicote ao Enade

  1. Juliana disse:

    achei uma falta de compromisso com os alunos,faço secretariado executivo e fique abismada quando uma fiscal de prova que estava em minha sala perguntou o que o curso de secretariado fazia? poxa , chega a ser hilário um negócio desse, ela ser contratada para ser fiscal de prova!
    com isso dá pra ver o NÍVEL DO CURSO!
    NOTA 0 PARA O ENADE!

  2. juliana disse:

    retinficando…..
    no final onde estar o NÍVEL DO CURSO! DIGO: NÍVEL DOS FISCAIS

  3. Ana Rufina disse:

    O ENAD, bem como todo o modelo educacional adotado em nossa pátria mãe nem tão gentil, não passam de uma fraude. De uma tentativa infame e descabida de tentar avaliar um sistema de ensino que se arrasta mal desde de alfabetização infantil.
    Temos arestas, falhas a serem acertadas e a mudança da qualidade de ensino no Brasil não há de ser resolvida com uma prova de cunho OBRIGATÓRIO E PUNITIVO.
    Abaixo o ENAD e o modelo de ensino nacional.

  4. Dreda disse:

    Eu acho incrível essa cara de pau dos estudantes de não quererem ser avaliados. Isso não é fato novo, acontece desde a época em que eu era universitário. O argumento oficial é sempre o mesmo, de que esse sistema não avalia bem o curso. Ora, não existe nenhum sistema de avaliação perfeito, é claro que sempre irão existir falhas, e nunca todos irão ficar satisfeitos. Mas com todas as suas falhas, a avaliação é igual para todos, portanto merece crédito sim. Através do boicote os estudantes visam unicamente justificar o mau desempenho de suas escolas ou universidades.

    Você, Juliana, que criticou o NÍVEL DOS FISCAIS, não sabe nem escrever retificando, e nem conjugar o “(…) onde está (…)”. Lembre-se que o fiscal está ali apenas para prevenir fraudes, não para ser especialista em nada…

    Ignorância minha.: nunca ouvi falar em curso de secretariado executivo…

  5. Claro disse:

    Os fiscais não são fiscais do curso, Jualiana. São fiscais da prova. Apenas para não permitir que aconteçam irregularidades.

  6. Joao Paulo disse:

    Ao DREDA ,
    Meu caro e grande sábio….muito que uma exame pode fazer valer a capacidade de desempenho das escolas, que esta muito além de uma prova, mas sim no que a instituição pode fazer de diferente, como sempre no BRASIL se pensa diferente do que nas outras nações desenvolvidas, sempre digo que é por causa de pessoas como vc meu amigo que continuaremos sendo e por muitos anos subdsenvolivdos em tudo…muito aquem do que de nossa capacidade, pensando em uma prova como forma de limar a capacidade dos alunos e universidades e obrigando aos mesmos a fazerem.
    O democracia justa;.;.;;vc só pode ser parente de POLITICO meu caro DREDA, para defender algo tão rídiculo e imbecil.
    Volta para a faculdade..ok

  7. Fernando disse:

    Fiz a prova. Muito fácil, porém muito extensa. Não serve para avaliar nada. Pior, o ideologismo político do Governo Lula se fez presente na maioria das questões. A UNE não participou do processo porque não passa de um braço direito do PT entre os estudantes.

  8. KDC disse:

    DREDA, quem acha alguma coisa, na maioria dos casos tem dúvidas no que diz. Na dúvida é aconselhável ficar calado ao falar asneira. Pois, quando você afirma que os estudantes que aderem ao boicote não querem ser avaliados está sendo leviano com os que aderiram ao boicote, e você ainda fala que “através do boicote os estudantes visam unicamente justificar o mau desempenho de suas escolas ou universidades”, o que não é verdade. É perceptível que você tenha saído da faculdade sabendo corrigir algumas palavras, como desta garota de secretariado executivo, porém com um senso crítico fraco! Eu aderi ao boicote. A faculdade UNEB-Juazeiro curso de Direito tem um bom conceito em exames nacionais, contudo tem sérios problemas como transporte público, acervo bibliotecário antigo e de infraestrutura , ou seja, os estudantes argumentam que a realização do protesto é necessária pois o curso passa uma imagem que não é verdadeira por conta das boas atuações em exames importantes e que ainda assim não é recomendado pela OAB para estudar. Os que apóiam o boicote afirmam que o mérito maior é do aluno e nem da instituição e dos professores. Percebe-se assim, que o boicote não serve somente para justificar o “mau” desempenho de suas universidades. Contudo os argumentos vai além disto, a Fundação Carlos Chagas uma organizadora de provas importante ao receber proposta da elaboração da prova deu sua opinião “fomos convidados, mas depois de enviarmos vários ofícios pedindo esclarecimentos ao ministério, continuamos sem parâmetros mais delineados para elaborar a avaliação. Não tínhamos elementos para fazer uma avaliação séria. Por isso, consideramos bastante temerário assinar um contrato”, afirma o presidente da instituição, Rubens Murilo Marques. Infelizmente há alguns estudantes, em sua minoria, hipócritas que utiliza o boicote para mascarar o seu ínfimo conhecimento. Tenho muitos outros motivos para aderir ao boicote, respeito a opinião de quem tenha feito a prova no dia 8 de novembro, eu vou fazer o “dawnload” da prova e resolver em casa sem ter que provar nada a ninguém, a não ser a mim, não pretendo passar uma imagem como, típico de propaganda “venham estudar aqui, temos um ótimo conceito no ENADE”. Ora, temos um ótimo conceito em exames nacionais, nas quatro edições do Provão a que foi submetido, o curso recebeu o conceito A, nota máxima na avaliação do desempenho do curso. Além disso, as notas individuais dos estudantes colocaram o curso em 4º lugar no ranking nacional., tivemos uma excelente aprovação na OAB e esta não recomenda a nossa instituição! Assim resolvi aderir ao boicote, pois se já tivemos notas boas em exames que “diz avaliar” os problemas, e os mesmos perduram, então como dizia Einstein não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários