Integrante da bancada governista na Casa Plínio Amorim, o vereador Alvorlande Cruz (PRTB) fez questão de ressaltar, na sessão plenária de ontem (23), que o projeto do Executivo aprovado pela Casa, propondo a redução na alíquota do ISS, de 5% para 2%, a Instituições de Ensino Superior em Petrolina não se trata de renúncia de receita. “Estamos é dando um incentivo”, justificou.
O governista explicou que a distância de quase 800 quilômetros de Petrolina para a Região Metropolitana inibe a vinda de empresas devido aos custos para se instalarem na cidade. Como exemplo Alvorlande citou o Distrito Industrial, que atualmente é quase “um deserto”.
Com o projeto, que deve beneficiar instituições particulares como a Universidade Maurício de Nassau com a redução de 60% do ISS (relativos à alíquota), haverá o incentivo à geração de emprego e renda em Petrolina, já que o valor que seria pago de impostos pela universidade será revertido na oferta de bolsas para os alunos de Petrolina. Uma emenda aditiva do vereador, junto com seu colega de Casa, Dr.Pérsio Antunes (PMDB), definiu que de 100 bolsas oferecidas pela universidade, 75 sejam para alunos da rede pública municipal, e 25 do ensino privado.
A doação da bolsa será baseada no desempenho do estudante no Enem. “Essa é uma visão macro. Não podemos nos restringir à manga, uva e construção civil, como vemos hoje”, disse Alvorlande, ao defender o projeto.