Ambientalista denuncia precariedade do reservatório de água da Compesa; empresa responde

por Carlos Britto // 13 de março de 2024 às 10:00

Foto: Reprodução redes sociais

Nesta terça-feira (12), o Blog repostou em seu perfil no Instagram o vídeo do ambientalista e petrolinense, Victor Flores, onde ele mostra a situação precária do reservatório elevado da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Centro, localizada na Avenida Tancredo Neves, no bairro Vila Mocó, em Petrolina.

A caixa d’água da Compesa, como é mais conhecida pela população, é utilizada para armazenar a água distribuída para alguns dos bairros da área central da cidade e está quebrada na parte superior há anos, como denunciado aqui pelo Blog em 2022.

Na época, a Compesa informou que as obras de recuperação da unidade estavam previstas para 2023.

Agora, em 2024, a Compesa garante que o projeto para recuperação da cobertura do reservatório localizado na área central de Petrolina está em fase fina” e nega o risco de contaminação da água por animais ou pelo mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti).

Confira na íntegra a nota da Compesa:

A Compesa informa que o projeto para recuperação da cobertura do reservatório localizado na área central de Petrolina está em fase final. Os técnicos estão estudando a melhor alternativa para executar as intervenções sem comprometer o abastecimento de água da cidade, mas já se sabe que os serviços serão de natureza complexa.

Com relação ao risco de contaminação da água por animais, a Compesa adianta que não há qualquer registro dessa natureza. Quanto ao mosquito da dengue, a Companhia explica que, biologicamente, é impossível que o Aedes aegypti consiga voar acima de 1,5 metro de altura para depositar ovos na caixa d’água, que possui 36 metros. E como a água está em constante movimento e o local concentra uma quantidade significativa de cloro, já que é a saída da estação de tratamento, a proliferação de insetos é descartada, já que o ambiente não é favorável.

Ascom/Compesa

Ambientalista denuncia precariedade do reservatório de água da Compesa; empresa responde

  1. Elizeu disse:

    E água salora fedorenta? A compesa não quer resolver? Esse diretor junto com os vereadores o prefeito e os deputados só bebem água mineral.

  2. Consumidor disse:

    Alguém que não seja um puxa-saco de plantão, precisa fazer chegar essa imagem ao gabinete de Raquel para ela sentir o que a Compesa faz, de fato, em Petrolina. No dia 20 de junho do ano passado ela esteve aqui e afirmou em coletiva que a situação iria mudar e cumpriu a palavra, pois mudou mesmo, PARA PIOR, combinando com o governo dela que é simplesmente RIDÍCULO.
    Enquanto isso a população tá ingerindo lama, agrotóxico, esgoto não tratado e outras sujeiras mais. Pode isso, Carlos Britto?

  3. Realmente a água está salobra e com um gosto ruim.Eu mesmo ( ao beber a água da Compesa) sentir uma vontade de vomitar, diarréia e uma certa dor estomacal.Realmente a água está com um mau cheiro.Deus queira que a Compesa atue e corrija e melhores a situação da água oferecida após tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários