Ambientalista Vitório Rodrigues faz desabafo: “Vão ter de me engolir”

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2009 às 22:03

O ambientalista e comunicador social Vitório Rodrigues enviou um artigo ao Blog, ou melhor, um verdadeiro desabafo, sobre sua atuação enquanto cidadão preocupado com o meio ambiente. Segundo ele, há quem o desaprove. Mas para nós, que fazemos parte da equipe do Blog, Vitório é digno de aplausos:

vitório rodriguesÀs vezes penso: será que vale a pena me expor tanto, na defesa da natureza? Será que vale a pena entregar meu rosto a “bofete”, como tenho feito em defesa de uma melhor qualidade ambiental para nossos sucessores na vida? Pois é, às vezes eu penso em jogar a toalha e desistir da luta, pois tenho vivido as últimas duas décadas dedicando meus dias de vida a defesa do meio ambiente de forma sensata, sem radicalismo e se ha alguma coisa radical nessa história é a legislação e não eu.

Mas sempre aparece alguém para me acusar de radicalismo, enquanto tudo que faço é extremante para obedecer à legislação ambiental de meu País, do Estado e do município. Utilizo-me de seis horas por dia para ganhar o meu sustento e de minha família como servidor público e procuro ser um bom servidor, cumprindo religiosamente meu horário de trabalho, realizando as tarefas que pelas quais sou pago para realizar, enquanto as demais horas do dia, anos a fio, são dedicadas a trabalhos voluntários como educador ambiental, comunicador social e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, pois sou um deles.

Sinto-me realizado às vezes, embora de vez em quando, agredido gratuitamente. Mas Deus sabe o que faz. Quando eu estou caindo no desânimo, sempre acontece algo de bom para me reanimar. Foi o que aconteceu terça-feira (08), quando recebi este convite dias antes:

 “Sr. Vitório, estaremos realizando na Escola Paul Harris – Petrolina, no próximo dia 08/12, a partir das 09h o encerramento do projeto “Viajando pelas cores, formas, letras e sons do Velho Chico. Um resgate da cultura ribeirinha.” E na oportunidade alguns alunos estarão falando da Literatura Ribeirinha que tem como tema o Velho Chico. Se possível,gostaríamos que o Senhor se fizesse presente.

Abraço”.

Ao comparecer na data prevista, fui surpreendido com uma homenagem a mim e aos demais escritores e compositores da região, entre os quais: Uberdan, Cida Pinheiro, Maviel Melo, João Gilberto, Adelmário Coelho e tantos outros nomes mais importantes de que o meu. O grupo que me homenageou teve como fonte de pesquisa o meu livro SÃO FRANCISCO DA TERRA, lançado ano passado pelo SESC e o livro TRANS.POSIÇÃO.FRANCISCO, lançado dia 27/01/09 pela Editora Annablume Editora e Comunicação, de São Paulo, no qual participo como debatedor, juntamente com o bispo Frei Gilvander de Belo Horizonte, Dr. Otávio Carvalho da Codevasf e o jornalista e advogado Fernando Valença, da Folha de Pernambuco.

É por essas e outras razões, que os incomodados ainda vão “ter que me engolir” por muito tempo. E os que têm contado com minha colaboração e gostam do meu trabalho, vão poder contar ainda por muito tempo também, a luta vai continuar, pode ter certeza se DEUS assim permitir.

Abraços.

Vitório Rodrigues

Ambientalista Vitório Rodrigues faz desabafo: “Vão ter de me engolir”

  1. Angelita -Presidente - Quati disse:

    Valeu Vitório Rodrigues!
    Eu, também amo a maneira como vc defende a natureza!
    como vc sabe, que eu, admiro suas ações e fico feliz de saber que tem alguem como vc que vai continuar tentando mudar visão do povo>
    Porem, ainda falta divulgação porta a porta sobre as Leis que proite o meio Ambiente!
    Essa divulgação deveria partir dos Orgãos competentes tais como a Promotoria Pública, a própria Secretaria do Meio Ambiente…
    Gostaria de saber por onde anda os projeto das praças?
    O Loteamento Quati vem tentando desenvolver um Laboratório de arborização e novas mudas desde 2005 e até agora só pude contar com seu apoio, más percebo que ainda falta muito!
    Estamos vivendo dias de muito calor, más se acidade estivesse melhor arborizada, seria mais fácil suportar esse calor infernal.

  2. Forasteiro ...êpa disse:

    Seguidor de Marina a SENADORA DE FALA FRAQUINHA E MANSA,tanto tempo no governo só engolindo desaforo de Lula. Mesmo assim,falando sério continue sua luta Vitório igual aquele beija flor jogando a gota dágua no incendio. Tudo vale a pena se a alma não é pequena dizia o poeta.Muita saúde prá vc . continue a luta seu araruta filho da pátria.

  3. ADRIANA DE RAJADA disse:

    Só os pequenos para criticar ações grandes como as sua. Continue, que o nosso planeta agradece. Vc é deve ser visto é como exemplo!
    Parabéns pela luta!
    Que Deus lhe abençoe

  4. Vitorio Rodrigues disse:

    Desculpem, o livro TRANS.POSIÇÃO.FRANCISCO, foi lançado no ultimo dia 27/11 e não 27/01/09 como está escrito no texto.

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários