Os ambulantes interessados em trabalhar durante o Carnaval 2023 de Petrolina lotaram o auditório do Sest/Senat nesta segunda-feira (13), para a capacitação organizada pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS). O curso contou também com representantes do Corpo de Bombeiros, da Agência do Empreendedor (AGE), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Guarda Civil Municipal (GCM) e da associação de ambulantes da cidade. O objetivo foi orientar os profissionais sobre a comercialização dos seus produtos durante a folia, acerca das normas de higiene.
Atuando como ambulante há mais de sete anos na cidade, a vendedora de água e refrigerante, Maria do Socorros Santos, está ansiosa pela chegada dos dias de festividades. “Eu trabalho vendendo água e refrigerante há muitos anos ali na praça 21 de Setembro, estou com pensamento positivo para esses dias de festa. Já são dois anos sem trabalhar no carnaval e acredito que teremos uma boa renda”, estimou.
A AMVS falou sobre os itens que podem e não podem estar presentes nos circuitos da folia. Para o diretor-presidente do órgão, Marcelo Gama, a educação e a informação são a base de um trabalho sério e comprometido com o público. “O nosso trabalho começa aqui, na capacitação. Por isso reforçamos a importância da presença dos ambulantes neste momento, onde informamos o que pode e não pode no circuito. Parece simples, básico, mas é de grande valia para mantermos um carnaval seguro e sem riscos para o vendedor e nem o folião“, explicou.
Só recebe a certificação de aptidão para trabalhar no carnaval os vendedores que participaram da capacitação. Durante os quatro dias de festas, a fiscalização sanitária também estará nas ruas para se certificar de que os vendedores ambulantes cumpram o que foi repassado. Caso haja alguma irregularidade, o material será recolhido.