Eliminar plantas que estejam localizadas em calçadas, praças, canteiros de avenidas ou qualquer outro espaço público poderá implicar em multa que varia de R$ 100 a R$ 1 mil por planta eliminada ou mutilada. O alerta é da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). A punição está prevista na Lei Federal nº 9.605/98, regulamentada pelo Decreto Federal 6.514/08.
Segundo a assessoria, as equipes da agência estão nas ruas de Petrolina orientando a população sobre a retirada irregular de árvores. Segundo o educador ambiental Vitório Rodrigues, muitas solicitações chegam ao órgão.
“Quando chega uma solicitação desse tipo à AMMA, nós vamos até o local para verificarmos a situação e emitirmos um laudo. Se de fato a planta tiver que ser retirada, a pessoa tem que fazer uma substituição ou doar o dobro em mudas para a AMMA, para que outros cidadãos possam adotar”, explica.
Cultivo
Assim como a retirada, os educadores da agência orientam sobre o cultivo das plantas mais adequadas à região. É importante observar alguns fatores, como o espaço que será destinado, o processo de adubação e conservação.
“O objetivo principal é fazer com que a arborização seja efetuada e que problemas que vimos constantemente sejam evitados, como calçadas quebradas, plantas que invadem residências, tubulações, plantas que não resistem ao tempo, entre outros”, informou.
Segundo Vitório, as espécies nativas são as mais indicadas, a exemplo de caraibeiras, ipês, angicos, aroeiras e mulungus. “Quando são as espécies exóticas, orientamos que sejam espécies que comprovadamente já se deram bem em nossa região, como acácias amarelas, chuva-de-ouro, sombreiro, oitis, etc. Mas o importante mesmo é que as pessoas se conscientizem que é um processo demorado, requer muitos cuidados e dedicação”, destacou.
Quem tiver qualquer dúvida sobre o plantio ou retirada de árvores, pode acionar a equipe de educação ambiental da AMMA na Rua Tobias Barreto, nº 279, térreo, Centro de Petrolina. O telefone para contato é o (87) 3866-2779. (Foto: arquivo Blog)
Como na orla2,já arrancaram quase todas as árvores na construção do calçadão como a AMMA explica essa prática de retirada das árvores no clima desse quente .Aqui não se tem abto de colocar água nas árvores como as mesmas vão para frente morrem de sede, não aparam cuide das árvores eu mesma coloco água em seis árvores .O que a AMMA,pode dizer, fui
Engraçado, não podemos retirar uma planta, que somos multados, agora a prefeitura pode fazer o que bem entender e não acontece nada!!! Um exemplo disso são as obras da praça do bairro Maria Auxiliadora, onde muitas árvores foram retiradas, inclusive plantas em extinção( à exemplo do Pau-Brasil e Caraibeira). É justo isso??? Cadê o IBAMA e o MP-PE?
Pior ainda é um órgão federal como a CODEVASF, ter arrancado as árvores, muito antigas que ficavam em sua sede no centro de Petrolina, um crime bárbaro, cadê as autoridades, Britto faça uma reportagem sobre isso.
Petrolina cidade que não sem arvorização,,as duas orlas estão horríveis as árvores estão morrendo de sede nunca forampoldadas onde estáa famosa AMMA, quer sucesso nas costas dos outros, fui
Caros servidores, gostaria de saber si tem multa pra quem planta árvores, pequenas árvores frutíferas e plantas ornamentais em praça públicas?