A Secretaria de Saúde de Petrolina continua ampliando o serviço de coleta de sangue nas unidades de saúde do município, facilitando o fluxo de exames e garantindo maior comodidade à população. O objetivo é descentralizar a coleta para a realização de exames laboratoriais.
Nesta terça-feira (5) foi a vez da Unidade de Saúde do Jardim Maravilha (zona oeste) iniciar o serviço, que acontecerá de forma semanal. A marcação será feita dentro da própria unidade. “O paciente sai do consultório médico e marca lá mesmo a data que irá realizar o exame. Muita gente perdia os exames por não ter o dinheiro para ir ao laboratório. Com a descentralização, o usuário terá o conforto de estar próximo de casa”, explica a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.
Durante este mês, as unidades dos bairros São Gonçalo, Fernando Idalino, João de Deus, Alto do Cocar e Mandacaru irão iniciar a realização da coleta semanal, além das comunidades do C1 e do KM 25, na zona rural. Ao todo, 30 unidades já realizavam a coleta no município, além dos laboratórios e clínicas. No ano passado, através de 35 mutirões de coleta de exames laboratoriais do ‘Petrolina Cuida’, as filas de espera por esse serviço, que chegavam a durar anos, foram zeradas no município.