Com o nível do Lago de Sobradinho (BA) ainda mais baixo, a Agência Nacional de Águas (ANA) deve autorizar a redução da vazão do Rio São Francisco. Uma reunião na próxima terça-feira (27), a partir das 9h, na sede da agência em Brasília (DF), vai avaliar as condições de operação de reservatórios do São Francisco.
Desde abril de 2013, o sistema elétrico tem feito pedidos recorrentes para manter o controle da vazão do manancial, a fim de garantir a geração de energia elétrica. No período, a vazão do rio foi reduzida paulatinamente, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o nível atual, de 900 m³/s, no reservatório de Sobradinho.
Hoje (23), segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível do Lago de Sobradinho está em pouco mais de 5% de sua capacidade total de armazenamento.
Chuvas
De acordo com informações da Agência Reuters, no Nordeste, são esperadas chuvas equivalentes a apenas 29% da média histórica, abaixo dos 33% previstos anteriormente.
Ainda de acordo com a Reuters, além disso o ONS reduziu a perspectiva de queda no consumo de energia elétrica para 2,4%, ante 3% anteriores.
Reservatórios
O órgão também apresentou projeção de que os reservatórios das hidrelétricas do Nordeste encerrem outubro entre 8,6 e 8,4% de capacidade.
Caso confirmado o número mais pessimista, a situação das represas do Nordeste ficaria exatamente igual à registrada em 2001, ano em que o país passou por racionamento de energia, uma situação já reportada na semana anterior. (foto/divulgação)
Já deviam ter feito isso. Porque esperar até segunda feira? O caos hídrico já está instalado . Tão brincando com o povo.
Esse blogue é o único que trata dessa questão com a seriedade necessária
Duas informações: a vazão de Sobradinho caiu de 2.300 m3 para 900m3/s. A capacidade de armazenamento do Nordeste já está abaixo de 2001.