A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nessa sexta-feira (16) a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.
Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 31 planos de nove operadoras devido a reclamações efetuadas no 1º trimestre de 2023.
A proibição da venda começa a valer a partir de 23/06. “Ao todo, 407.637 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento”, afirmou o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli.
Além das suspensões, a ANS também divulga a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, 15 planos de sete operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Saldo
O resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento no 1º trimestre é o seguinte:
– 31 planos com comercialização suspensa
– 15 planos com a comercialização liberada
– 407.637 beneficiários protegidos
– 43.660 Total de reclamações no período de 01/01/2023 a 31/03/2023.
Consulta
Os cidadãos também podem consultar o trabalho realizado pela ANS em relação aos planos pelos links Planos com comercialização suspensa, Planos reativados, Planos que já estavam suspensos por outros motivos e que também foram suspensos pelo monitoramento da garantia de atendimento e Planos liberados pelo monitoramento da garantia de atendimento, mas que continuam suspensos por outros motivos.