No apagar das luzes de sua primeira gestão, ainda deu tempo ao prefeito reeleito de Salgueiro (PE), Marcones Libório de Sá (PSB) fechar o mandato com duas importantes obras para a comunidade de Umãs, distrito da zona rural do município: Uma delas foi uma passagem molhada. A outra, uma moderna biblioteca batizada com o nome do educador e poeta José de Barros Sobrinho (in memoriam).
A solenidade, realizada nesta segunda (31), contou com as presenças da ex-prefeita e assessora especial do Estado, Cleuza Pereira do Nascimento, além de integrantes da equipe de governo, vereadores, familiares do homenageado e comunidade. Ao abrir a solenidade, a neta do professor homenageado, Hilda Barros, leu a biografia do seu avô (que faleceu no ano de 1951). “Ele é orgulho do povo de Umãs, foi um poeta e escritor apaixonado pela sala de aula, pelo ofício de ensinar e pelas letras. Mesmo sem ter nenhuma formatura, tornou-se um professor leigo e compôs várias poesias. Meu avô espalhou conhecimento por várias localidades”, dizia parte do texto de Hilda.
Além de um acervo de 2 mil livros, o espaço conta com uma sala digital, câmera de vídeo, TV, telão e aparelho de data show. Os frequentadores desse novo ambiente educacional ainda terá acesso a um auditório móvel. Além de estimular o gosto pela leitura, o espaço promoverá diversas atividades para atrair a atenção de crianças e adolescentes como a hora do conto, clube do livro e passeio cultural.
“Esse instrumento entregue hoje, além de se fazer justiça, vem fomentar conhecimento. Nenhum povo do mundo conquistou o seu desenvolvimento sem conhecimento. Que essa biblioteca sirva não só pela beleza exterior, que eu acredito que todos aprovaram, e não só pelo sentimento de ter um ambiente refrigerado, mas necessariamente pelo espírito da busca de conhecimento. É com muita alegria que a gente vem aqui entregar uma obra que foi feita com aprovação do povo”, discursou Marcones. (Foto: Ascom PMS/divulgação)
Passagem molhada??? A Biblioteca provavelmente terá 200 comissionados. Por sinal, mais funcionários que livros.
Mais uma vez,Conceição das Criolas é passado para traz,veja quantas ruas calçadas tem Umãs,Conceição só tem uma e não foi contruido pelo prefeito atual que,se acha o rei do Calçamento