Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública colocaram Juazeiro (BA) entre as cidades mais violentas do Brasil em 2023. A cidade baiana registrou uma taxa de 74,4 mortes violentas intencionais (MVI) por 100 mil habitantes, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
O levantamento mostra que sete das dez cidades mais violentas do Brasil estão localizadas na região Nordeste, com seis delas na Bahia. Além de Juazeiro, Camaçari, Jequié, Simões Filho, Feira de Santana e Eunápolis também aparecem no ranking. A cidade de Santana, no Amapá, lidera a lista com uma taxa de 92,9 MVI, marcando um aumento de 88,2% em comparação ao ano anterior.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública explica que a taxa de MVI agrega vítimas de homicídio doloso, incluindo feminicídios e policiais assassinados, roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
As autoridades estaduais têm respondido ao aumento da violência com diversas medidas. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por exemplo, destacou os investimentos em tecnologia, inteligência, equipamentos e capacitação para combater as organizações criminosas. O órgão também apontou uma redução de 13% nas mortes violentas no estado no primeiro semestre de 2024. Já a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará relatou ações integradas para reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em Maranguape, outra cidade nordestina no ranking. Entre as medidas, a secretaria mencionou a desarticulação de um grupo criminoso responsável por diversos homicídios na região. (Fonte: CNN)