A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou uma nova prorrogação da resolução que instituiu o Dia do Rio, através da qual suspende a captação de água no Rio São Francisco às quartas-feiras. Esta nova prorrogação está contida na resolução 33/2018 da ANA e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), com o prazo estabelecido até 31 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade. A prorrogação anterior valeu até abril.
A decisão foi adotada pela agência federal, tendo em vista que a precipitação nos reservatórios instalados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco foi de 50%, em média, de sua capacidade. De acordo com a ANA, o objetivo da medida adicional é preservar os estoques de água nos reservatórios da bacia, que abrange os estados de Minas Gerais, da Bahia, de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Histórico
A primeira resolução foi publicada em junho passado. A suspensão abrange a retirada de água para todos os tipos de uso, inclusive irrigação oriunda de volumes reservados previamente ao Dia do Rio, mas exclui as captações para abastecimento humano e dessedentação animal, em conformidade com a Política Nacional de Recursos Hídricos, que considera esses usos prioritários no atual momento.