Ao defender aprovação do Marco Legal do Saneamento pelo Senado, FBC afirma que retomada da economia passa por investimentos no setor

por Carlos Britto // 25 de junho de 2020 às 09:15

Foto: divulgação

A retomada do crescimento econômico passa por um forte programa de investimentos públicos e privados. A afirmação foi do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), ao defender a aprovação do Marco Legal do Saneamento pelo Senado nesta quarta-feira (24). Segundo ele, o setor é estratégico para alavancar a economia brasileira após pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O líder ressaltou ainda que, para atingir as metas de universalização para o setor, são necessários R$ 700 bilhões. “E não há recursos públicos suficientes”, disse.

FBC chamou a atenção para o forte potencial de geração de emprego, com a estimativa de 60 mil postos para cada R$ 1 bilhão investidos em serviços de água e coleta de esgoto.

O país atravessará uma dura crise em decorrência da pandemia, e a retomada do crescimento econômico passa por um forte programa de investimentos públicos e privados. Não se trata de privatizar os serviços de saneamento. Esse Marco Legal é bom para as empresas estaduais, é bom para o investimento privado. Ele só não é bom para a empresa pública ineficiente”, explicou. “O objetivo deste projeto é ampliar os mecanismos que levem à expansão da rede, inclusive por meio da prestação regionalizada dos serviços. Esse é o caminho para recuperar o tempo perdido e modernizar um setor estratégico para alavancar a economia brasileira”, ponderou.

O senador lembrou que há 35 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, e 104 milhões não possuem serviços de coleta de esgoto. “É uma realidade que se reflete na saúde pública com mais internações e mortes por doenças causadas pela falta de saneamento básico, situação agora agravada pela pandemia. Portanto, a modernização do setor, o mais atrasado da infraestrutura brasileira, é necessária e é urgente. É preciso universalizar. Para universalizar é preciso investir, e para investir é preciso ter capacidade econômica. Por isso, o Poder Executivo terá que atestar a capacidade financeira dos operadores e, com isso, evitar os aventureiros”, pontuou.

Ao defender aprovação do Marco Legal do Saneamento pelo Senado, FBC afirma que retomada da economia passa por investimentos no setor

  1. Prof Davi disse:

    Petrolina e agora por ser o boi de piranha do bozo no nordeste esta pagando de bom samaritano kkkk

  2. Amigo de Petrolina disse:

    O senador devia aproveitar para votar contra a PL da censura. A unica arma que o povo tem é a critica, com essa lei não poderemos cobrar mais os politicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários