Ao Mestre, com carinho

por Carlos Britto // 13 de junho de 2011 às 22:48

O leitor e colaborador do Blog, Luiz Hélio, enviou esta matéria abaixo sobre a comemoração dos 80 anos de um dos mais respeitáveis nomes da Música Popular Brasileira, o ‘pai’ da Bossa Nova João Gilberto, realizada na última sexta-feira (10). O evento trouxe a Juazeiro, terra de João Gilberto, outro grande músico da cena tupiniquim, João Bosco.

Deleitem-se:

Na noite da última sexta-feira (10), com direito a uma missa na Catedral de Nossa Senhora das Grotas e um especial pedido do pároco para que todos orassem pela voz do ilustre homenageado, Juazeiro comemorou em grande estilo os 80 anos do seu mais ilustre filho, aquele a quem o mundo inteiro ovaciona como um dos gênios da arte de todos os tempos, João Gilberto. Após a cerimônia religiosa, a comemoração continuou com shows musicais, levando uma multidão formada por várias gerações de juazeirenses e visitantes à Orla Nova da cidade.

A estudante de engenharia Diamile Patrícia Lucena, de 23 anos, confessou que recebeu dos pais a influência para tornar-se fã de bossa nova. “Estou muito feliz por estar aqui comemorando o aniversário de João, pois desde a infância que eu escuto bossa nova em casa por conta dos meus pais. Adorei essa homenagem e a programação está excelente”, elogiou.

Aos 87 anos, a professora aposentada e carnavalesca, Dinorah Albernaz de Melo, contemporânea de João Gilberto, fez questão de comparecer, à festa organizada para louvar a vida e a obra do velho amigo. “Joãozinho é uma pessoa maravilhosa e merece tudo de bom que lhe for oferecido”, disse emocionada.

Enquanto aguardava as primeiras apresentações da noite, o público teve a oportunidade de assistir vídeos do “pai da bossa nova” em vários momentos da consagrada carreira. A primeira atração a subir ao palco foi a dupla juazeirense Fred Pontes e Fernanda Maia, com um repertório pautado por clássicos da bossa nova. Em seguida, o maestro Aderbal Duarte mostrou mais uma vez o seu talento de violonista desfilando pelo cancioneiro popular brasileiro com acordes sofisticados.

A cantora Regina Benedetti, terceira atração da noite, logo seduziu a plateia cantando sambas e canções do repertório bossa-novista, demonstrando maturidade e talento com belas interpretações. Antes da principal atração, um anúncio oficial arrancou aplausos de todos. O Prefeito Isaac Carvalho, que marcou presença no evento acompanhado da vice-prefeita Maria Gorete, havia assinado naquele mesmo dia um decreto oficializando o início do processo administrativo para tombamento da casa onde nasceu o famoso artista juazeirense, localizada na Praça Imaculada Conceição, 28, onde hoje funciona um órgão estadual.

E no show mais aguardado por todos, João Bosco fez uma das apresentações mais marcantes dos últimos anos em Juazeiro. No repertório, além dos vários hits da sua vasta discografia, homenagens ao amigo e mestre por quem o cantor e compositor demonstra imensa admiração. O público acompanhou em coro e com intensidade cada canção interpretada pelo brilhante artista. Um momento de puro deleite musical. O secretário de igualdade, assistência social e cultura, Crisóstomo Lima (Zó), enalteceu os parceiros pelo sucesso do projeto e afirmou que o  mesmo terá continuidade ao longo do ano. “Colocamos Juazeiro em evidência na mídia nacional e estrangeira com essa homenagem a João e não vamos parar por aqui, em breve teremos outros shows dentro do projeto”, ressaltou o secretário.

Zó também anunciou outro grande evento para o mês de julho. “O prefeito Isaac sinalizou positivamente e já no aniversário da cidade faremos uma inédita virada cultural para resgatar definitivamente a nossa tradição de cidade amante da cultura, conforme ficou demonstrado nessa noite de hoje”, frisou. 

Ao Mestre, com carinho

  1. lany disse:

    pode ter certeza eles passaram dois anos e meio sem fazer nada , agora um ano antecedendo as eleições eles vão fazer de um tudo, inclusive o carnaval que vai ser em fevereiro e prestem bastante atenção as atrações que virão. só politica. mas estou aguardando 2012 pra dar o troco nesse governo do desastre.

  2. Desorganização disse:

    As barquinhas funcionaram neste dia até as 23:00. Uma lástima pois quem mora em petrolina não pode ir ao evento devido ao caos da ponte.
    É surpreendente como a organização deste evento não pensou nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários