A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) realizou na quinta-feira (13), no cineteatro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o lançamento oficial da 2ª edição do Projeto ‘Escolinhas Esportivas’ de Atletismo Inclusivo. Iniciado em 2022, o programa social atende crianças e adolescentes com e sem deficiência, de 7 a 17 anos, com a oferta de aulas gratuitas de modalidades do atletismo.
Na 1ª edição, o projeto contou com a operação de dois núcleos situados em Petrolina (Campus do IFSertãoPE e no Sesi). A partir deste ano, o programa será ampliado para cinco polos, com a criação de mais dois núcleos na zona rural do município, nas comunidades do N-10 (Perímetro Senador Nilo Coelho) e Serrote do Urubu, e um na cidade de Juazeiro (BA), no Bairro João Paulo II. Com a expansão, o projeto beneficiará aproximadamente 400 alunos.
“A segunda edição das Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo representa um marco importante para nossa comunidade. Estamos comprometidos em ampliar o acesso ao esporte e promover a inclusão social por meio da prática esportiva. É emocionante ver o quanto este projeto está crescendo. Estamos muito felizes“, afirmou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.
O evento contou com a presença do prefeito de Petrolina, Simão Durando; da diretora de Gestão da empresa GoldFruit (patrocinadora oficial do núcleo de Juazeiro), Andrea Otsuka; além de atletas e paratletas da equipe de alto rendimento e representantes de diversas instituições parceiras da APA. O projeto das Escolinhas Esportivas de Atletismo Inclusivo conta com o patrocínio máster da Meta, através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). As unidades de Petrolina têm o patrocínio oficial da Livelo, também através da LIE, enquanto a unidade de Juazeiro é patrocinada oficialmente pela GoldFruit.