Por meio de nota de sua assessoria de comunicação, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou nesta sexta-feira (26) que algumas localidades do estado seguem com problemas de abastecimento d’água após o apagão que atingiu a região Nordeste na madrugada de hoje.
As cidades mais atingidas foram Floresta, no Sertão de Itaparica, e Pombos, no Agreste, que estão 100% sem água. Na primeira houve o estouramento de uma adutora. Já em Pombos a estação de tratamento teve um problema na área de cloração e teve que ser paralisada. Os técnicos da companhia já se encontram nas duas cidades efetuando o conserto. O abastecimento está previsto para ser restabelecido ainda hoje.
Em Gravatá, também no Agreste, houve uma redução de 70% do volume de água por causa de uma falha mecânica no Sistema Vertentes. Outros municípios que enfrentam queda na vazão são Cupira (Agreste), onde a estação elevatória São Jorge – que manda 30% do total de água consumido na cidade – continua sem energia elétrica e São José do Belmonte (Sertão). Nesta última um dos poços que servem à cidade apresentou uma pane elétrica. A Compesa já enviou técnicos para Gravatá e São José do Belmonte e solicitou à Celpe a religação em Cupira.
Normalidade
No Sertão do Estado, os sistemas adutores do Sertão Central (que abastece a região de Salgueiro) e do Oeste (que abastece a região de Araripina) estão sendo normalizados. Durante o apagão os dois sistemas ficaram inativos e, assim que a energia retornou, a vazão foi retomada. Até o final do dia todas as cidades atendidas por esses dois sistemas terão a oferta de água restabelecida.
Na Região Metropolitana, 17 localidades do Recife foram afetadas com a paralisação de uma estação elevatória do Sistema Caixa D’água. O conserto já está sendo feito desde o início da manhã e a previsão é de que o abastecimento retorne na tarde de hoje.
Com ou sem apagão o serviço mal prestado da compesa é o mesmo..