A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami) já disponibiliza coleta de material para realização de exames toxicológicos de larga escala nas habilitações e renovações da Carteira Nacional de Habilitação – categorias C, D e E. O procedimento é feito exclusivamente no posto de coleta na sede da Apami, localizada na Rua Dr.Pacífico da Luz, Centro de Petrolina.
Os candidatos precisam comparecer à instituição para se cadastrar, gerar o boleto de pagamento e realizar a coleta, que é feita de segunda à sexta. No ato da coleta, o motorista deve portar um documento de identificação com foto, além do CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Nós não realizamos o exame, apenas coletamos e enviamos para a Psychemedics, com quem fizemos uma parceria. É uma coleta simples, rápida, que utiliza cabelo ou pelos da pessoa. O resultado sai em torno de 15 dias após o material dar entrada na Psychemedics“, explicou a biomédica responsável pelo laboratório Dr. Izaias, Ana Paloma de Souza.
A realização dos exames toxicológicos passou a ser obrigatório em território nacional a partir da publicação da Lei 13.103 de 2015, que se soma aos demais exames médicos e mentais obrigatórios para a habilitação e renovação das CNHs das três categorias. (foto: Ascom Apami/divulgação)