Apicultores de Moreilândia, no Sertão pernambucano, poderão dar novo impulso à produção de mel. Eles receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) 11 kits para investirem na atividade. A iniciativa foi orçada em quase R$ 90 mil.
Segundo a assessoria da Codevasf, a ação integra o eixo de inclusão produtiva do Plano ‘Brasil sem Miséria’ e é executada pelo órgão federal com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional.
Os kits são compostos por colmeias completas, indumentárias para exercer a atividade apícola, fumigadores, cera alveolada, entre outros itens.
A maioria dos apicultores de Moreilândia usa a atividade como uma fonte de renda alternativa, mas com os 11 kits que foram entregues, esperam mudar a lógica. “Com essa produção, vamos ter mais uma fonte de renda pra ajudar a viver. O agricultor sempre tem várias atividades, mas com esses kits nós estamos acreditando que essa atividade (apicultura) se torne a principal”, avaliou José Luís Peixoto, presidente da Associação de Apicultores do município.
Mais kits
Moreilândia é uma das 11 comunidades que serão beneficiadas com entrega de kits de apicultura pela Codevasf em Pernambuco até o final de 2013. A expectativa é que, até o final do próximo mês, sejam entregues 500 kits ao todo, resultado num investimento de R$ 3,7 milhões. (Foto/ilustração)
va em frente nao se desanime, sou apicultor a 20 anos tenho minhas abelhas como minha familia.