Após um longo período de 14 anos, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Juazeiro (BA) foram contemplados com um novo material de trabalho. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou na manhã desta quarta-feira (4), Dia Nacional dos Agentes, a entrega do fardamento com a devida identificação do profissional. A cerimônia ocorreu no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A prefeita Suzana Ramos, que cumpria agenda em Brasília, foi representada pela chefe de gabinete, a jornalista Fernanda Barros, e enviou mensagem aos agentes parabenizando-os pela data e agradecendo o empenho desses profissionais na rede municipal de saúde. “Estou muito feliz que estejam todos recebendo seu fardamento após 14 anos sem o equipamento, para vocês atuarem com dignidade, resguardando à sua segurança e da população. Parabenizo a todos por se empenharem no cuidado com a população da nossa cidade, e aproveito para reafirmar o compromisso da nossa gestão com a valorização dos profissionais“, destacou.
O secretário de saúde Allan Jones enalteceu a política de valorização da gestão. “O fardamento com a identificação vai trazer mais dignidade, respeito e fazer com que a categoria entenda a política de valorização da gestão Suzana Ramos“, afirmou.
Valorização
Além do material, a gestão Suzana Ramos já tinha elevado o piso salarial padrão inicial dos ACSs e ACEs, em regime de trabalho de 40 horas semanais, para R$ 2.424,00. Também pagou o retroativo da diferença na remuneração em dezembro de 2022. Atualmente, Juazeiro conta com 388 ACSs e 127 ACEs.
Reconhecimento
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agentes de Saúde e Endemias de Juazeiro (Sintase), Jorge Brandão, reconheceu os avanços do setor na gestão Suzana Ramos e agradeceu o fardamento, reivindicação antiga das categorias. “Hoje é uma data histórica, agradecemos a prefeita pelo fardamento, uma reivindicação nossa antiga. Desde outras gestões que só obtivemos sucesso agora, na Gestão Suzana Ramos, e também pelo ajuste do nosso piso“, disse.
Ricardo Cruz, presidente da Associação dos Profissionais Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (APACSCE), também se pronunciou sobre a ação. “Agradecemos a gestão por sempre manter o diálogo aberto com a categoria e pelo material, que há mais de uma década não recebíamos“, agradeceu.
Prestigiaram a homenagem servidores da Sesau, secretários municipais, os vereadores Neguinha da Santa Casa, Nalvinho Leopoldo e Mundeco, além da professora Kamila Juliana Santos, doutora em epidemiologia, representando a Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf.
Destaque
Na data de ontem o governo municipal recebeu a consolidação dos resultados da avaliação dos indicadores do ‘Previne Brasil’ e, de maneira inédita, desde que iniciou a avaliação em 2020, Juazeiro atingiu a nota 7,7, inclusive ultrapassando 81 cidades no ranking, tomando por base cidades pólos como a capital, Salvador.