Um grande público prestigiou, em peso, a abertura do Carnaval 2023 de Petrolina na noite de ontem (18). Fazia dois anos que a folia não era realizada em virtude da pandemia. Nos três polos montados pela prefeitura, a mistura de ritmos – e de artistas – deram o tom.
O início oficial do evento de Momo foi feito pelo prefeito do município, Simão Durando, no tradicional polo da 21 de Setembro, com a entrega da chave da cidade ao rei e a rainha do Carnaval.
Mais de 40 mil foliões, segundo números da prefeitura, circularam pelos polos culturais instalados na área central da cidade. A festa foi aberta no fim da tarde com blocos, cortejos e escolas de samba colorindo as ruas da cidade e anunciando a chegada do Carnaval. O primeiro dia do evento também deu início à celebração dos 100 anos de Ana das Carrancas, com a entrega do selo do centenário realizada por Simão aos familiares da saudosa artesã. Toda a decoração nos polos oficiais da festa também tem como referência o trabalho de Ana.
Na Praça da 21 de Setembro, as famílias brincaram ao som da Orquestra Aquarela, Xandão da Bahia, Mari Ribeiro e Skalla Musical. Já no Polo Multicultural Matingueiros o primeiro dia foi marcado pelo som da Radiofonica, Trupe Poligodélica e Camila Yasmine, enquanto o Polo Orla concentrou um maior número de pessoas para ver Trio Granah, Jonathan Araújo, Voa Voa e Pedro Cavalcante.
Entusiasmo
Simão Durando celebrou o sucesso da primeira noite da folia petrolinense. “Após dois anos, estamos celebrando em grande estilo o retorno dessa festa. Sem dúvida, um carnaval histórico. Tudo foi organizado com muito carinho para celebrar esse retorno. Petrolina está vestida de alegria, um verdadeiro encontro de culturas e gerações. Aproveito para convidar todos os petrolinenses. Tem programação para todos os públicos”, afirmou.