Após três anos sem acontecer devido à pandemia de Covid-19, a 5ª edição do Festival do Doce de Leite de Juremal, na Zona Rural de Juazeiro (BA), já tem data e programação definidas. O evento, realizado pela prefeitura – por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a comissão organizadora do Festival – será realizado nos dias 21, 22, e 23 de outubro, na Praça Manoel Gonçalves Neto, sede do distrito.
Os envolvidos na realização do evento estão trabalhando em ritmo acelerado para garantir o sucesso que supere todas as edições anteriores. “O festival tem como objetivo fortalecer ainda mais o desenvolvimento socioeconômico e promover o resgate da cultura local, agregando valor às cadeias produtivas leiteiras da bovinocultura e caprinocultura da região, além de fomentar a diversificação, a divulgação dos produtos fabricados a partir do leite e conquistar novos mercados e consumidores”, explica o gestor da Adeap, Assis da Apolo.
Programação
Além da tradicional exposição e comercialização dos doces e outras iguarias da culinária local e das comunidades circunvizinhas, o evento vai contar com exposição e comercialização de artesanato e outros produtos; shows musicais; coroação da Rainha e do Mister do Festival; e homenagem ao filhos ilustre de Juremal, o escritor José Guilherme da Cunha (Tota); além, claro da famosa degustação da raspa do doce de leite no tacho, com pão de Cesário.
Novidades
Entre as novidades desta edição estão o lançamento do doce de leite em barra feito a partir do leite de cabra, o lançamento do doce de uva ao vinho, além dos doces sem adição de açúcar. “A produção do doce de leite de Juremal já ocorre acerca de um século, é uma cultura que vem sendo passada de geração a geração, e o Festival vem sempre inovando mesclando essa cultura centenária com a modernidade”, destaca o diretor de Agricultura e Pecuária da Adeap, José Wilson Chaves (Chaveco). A programação completa pode ser acessada no link disponibilizado pelo Blog.