Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgar a entrada da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de junho, que significa um custo de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) declarou que é possível minimizar os impactos da cobrança extra. E listou uma série de dicas de economia que podem ajudar os consumidores a mudarem alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, sobretudo, reduzir o valor da conta. Confira:
Aparelhos elétricos
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
Carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, conectado consome energia elétrica.
Lâmpadas LED
Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.
Selo Procel
Sempre que possível, adquira eletrodomésticos com o selo Procel, pois ele indica os produtos com menor consumo de energia elétrica.
Aí como Bostanaro está tornando a Eletrobrás lucrativa, aumento de preços. Toma gado imbecil. Vão lá fazer “motocada para Jesus” com Bolsonaro na frente de novo.
Gastem gasolina de 6 reais na moto para político, e fiquem sem dinheiro para pagar a conta de energia mais cara.