Após decisão da Justiça, Petrolina seguirá decreto do governo de Pernambuco para retomada da economia; entenda como fica

por Carlos Britto // 19 de junho de 2020 às 11:36

Foto: Ascom/divulgação

Após a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pela suspensão do decreto municipal que trata do Plano de Retomada das Atividades Econômicas em Petrolina, na noite desta quinta-feira (18), a partir de agora o município seguirá as orientações do decreto estadual e seu Plano de Monitoramento e Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19.

Pernambuco iniciou o seu plano no dia 1º de junho e prevê para o interior a abertura do varejo em bairros e Centros, shoppings, centros comerciais e praças de alimentação, apenas delivery; e lojas físicas de material de construção, seguindo novos protocolos de atendimento.

08/06 – Segunda-feira

Construção civil com 50% dos funcionários;

Comércio atacadista com protocolos próprios.

10/06 – Quarta-feira

Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia abriram com protocolos próprios.

15/06 – Segunda-feira

Varejo de bairro/distrito de até 200 m² pode abrir;

Salões de beleza e serviços de estética: Um cliente por vez por agendamento, sem fila de espera e higienização entre um cliente e outro;

Shoppings centers, centros comerciais e praça de alimentação: Delivery e coleta no local;

Eventos esportivos: apenas treino de futebol profissional;

Comércio de veículos, aluguel e vistoria veicular com 50% dos funcionários de vendas.

22/06 – Segunda-feira

Construção civil funcionará com 100% dos funcionários, das 09h às 18h;

Shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público com 30% da capacidade, das 12h às 20h;

Lojas do varejo de rua, acima de 200m³, abrirão das 09h às 18h;

Celebrações religiosas terão limitação do público a 30% de sua capacidade, podendo chegar ao limite de 50 pessoas nos templos com até mil lugares, e 300 pessoas nos locais com capacidade acima de mil assentos, além de realizar intervalos entre as celebrações de pelo menos, três horas, evitando aglomerações e a para garantir a limpeza do ambiente. 

De acordo com o governo estadual, “As novas regras para funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços serão determinadas conforme ocorra o avanço das próximas etapas do plano, que foi dividido em 11 semanas”. O restabelecimento das atividades depende da avaliação do aumento de casos e mortes pelo novo coronavírus.

Vale lembrar que as medidas são para todo o Estado, com exceção dos 85 municípios do Agreste e das Matas Norte e Sul, que não avançaram na retomada das atividades econômicas com a estabilização média da pandemia que tem ocorrido em outras regiões de Pernambuco. Para outras informações, acesse o site https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/.

Após decisão da Justiça, Petrolina seguirá decreto do governo de Pernambuco para retomada da economia; entenda como fica

  1. Professor Amorim disse:

    Tenho a impressão que os candidatos a prefeito e a vereador que receber o apoio do, então governador de Pernambuco – Paulo “Borracharia” Câmara – não vão ter muito êxito nas urnas, visto que, esse governadozinho (assim como seus antecessores) nunca quis e nem quer que a cidade cresça mais que as cidades próximas a capital. E, por consequencia, convoco aos eleitores petrolinenses a darem uma resposta em quaisquer altura (pois o borracharia é mais baixo que a própria sombra), e não votar nos aliados do mesmo. Pois como falei acima, o governador não ver com bons olhos a cidade de Petrolina (mas se tivesse como ganhar $$ em corrupção dentro da cidade, na certeza ele já estaria aqui fazendo de tudo para ver a cor do dinheiro), então porquê disgrama ele ainda quer ter o prefeito de seu lado, ou algum vereador?
    Muitos não saberão responder a questão, mas tenho a impressão ou suspeita que é para poder fazer o que disse mais acima (sobre $$).
    Ou alguém vai dizer que o borracharia não tem nada a ver com essa ordem para fechar o comércio na cidade.

  2. PENSADOR disse:

    O CORONAVÍRUS, pelo que temos visto e ouvido pela mídia, é uma gripe que pode ceifar vidas, e por ser uma gripe, o contágio é inevitável em todos de um modo geral, mais dia menos dia, todos serão infectados, os Governos e Municípios tem é que estarem em condições de tratarem os pacientes que desenvolverem a doença COVID19, isso partindo do princípio de quem nem todos desenvolverão a doença, pois os seus organismos se encarregarão de combaterem o CORONAVÍRUS. Não se deveria ter deixado acontecer o Carnaval, pois foi essa festa que mais trouxe o vírus para cá. Não se deveria jamais ter feito Copa do Mundo de Futebol aqui, construindo Megas Estádios e outras obras inacabadas, onde grandes somas de dinheiro público foram desviados, podendo sim, terem construídos HOSPITAIS que hoje fazem falta a população. Portanto, acho que as medidas de hoje são ineficazes, não surtem o efeito propalado na redução do contágio e pior ainda, causam outro problema que também mata que é a fome. Então, acho que devemos voltar o normal, ou o novo normal, pois a população de tantos medos que foram divulgados, são pouquissímas as pessoas que não usam uma máscara, a propósito, a máscara só deve ser usada se voce estiver conversando com alguem ou em ambiente fechados como Supermercados, Comércio em geral, mas se voce estiver sozinho, ao ar livre, não deve usar máscara, pois em assim procedendo o efeito é ao contrário, isto é, ao invés de fazer bem, vai sim lhe fazer um grande mal.

  3. Célia disse:

    Concordo com os 2 comentários.
    PC se depender de mim. Vc não ganha mais nem pra PB.

  4. Aline disse:

    Concordo plenamente com o 2 primeiros comentarios e faço das palavras do 3° comentario as minhas… Meu voto seu paulo borracharia vc não tem nunca mais na suq vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários