Após interferência de Dilma, PMs grevistas podem perder patente

por Carlos Britto // 17 de maio de 2014 às 08:43

O governo federal quer usar a greve da PM em Pernambuco como um exemplo para todo o Brasil, na véspera da Copa do Mundo.

O general José Carlos de Nardi, 70 anos, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), já tomou a decisão de tirar a patente dos oficiais e cabos e soldados que promoveram a greve da PM por três dias em Pernambuco, gerando um caos social, com mortes, assaltos e arrastões em todo o Estado.

A disposição é retirar as patentes sem direito à anistia, de modo a servir de punição exemplar. O governo Federal, em reunião com autoridades locais, informou que não vai abrir mão disto.

De Nardi foi designado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para comandar a operação do Exército Brasileiro e da Força Nacional em Pernambuco, em virtude da paralisação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado. Ministro e general chegaram ao Recife na tarde desta quinta-feira (15) para uma reunião com o governador João Lyra Neto, no Palácio do Campo das Princesas.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, corroborou a tese, ao lado do senador Humberto Costa, do PT, que acompanhou os trabalhos. Todos eles vieram plenamente ajustados com o mesmo objetivo. “Se não der esse recado para o resto do Brasil, depois não vai controlar”, afirma uma fonte do blog na área militar.

No governo do estado, a avaliação é de que os PMs cometeram uma loucura, imaginando que poderiam ganhar 50% de aumento, sem avaliar o quadro nacional, depois das manifestações de junho do ano passado.

A presidente Dilma Rousseff disse a João Lyra que determinou a colocação de quantos homens fossem necessários, para contornar a situação de calamidade que se viu nos últimos dias. Ela prometeu ao Estado que o que fosse preciso seria feito. Assim, de acordo com a decisão do governador do Estado, os tanques do Exército vão ficar por tempo indeterminado. (fonte:Ne-10/foto:reprodução)

Após interferência de Dilma, PMs grevistas podem perder patente

  1. Maria disse:

    Olha aí o que ganharam? Bem feito.
    O Governo está agindo certo. Tem que ter ordem e disciplina e fazer as Leis funcionarem doa em quem doer.

    1. Marivaldo disse:

      Essa Maria parece que não precisa e nunca precisará dos serviços da polícia. Eis um comentário de gente arrogante e que se acha invulnerável!

      1. Antonio carlos disse:

        O grande problema é que os policiais teem uma grande arma na mão e não sabe usar Operação Tartaruga não fazer nada corpo mole isto não alcança ninguém será que vai ser preciso alguns poucos colegas serem castigados como O Prisco da Bahia que defende os colegas e agora ta pagando caro e nenhum colega toma nenhuma atitude o PT acha que policiais são lixo que não pode lutar por melhorias o partido que mas incentivou as greves e agora agi assim vamos dar o troco nas eleiões.

    2. Edivaldo Figueiredo disse:

      FAÇA ESSAS MESMA LEIS FUNCIONAREM PARA O GENOÍNO, E OS PTRALHAS LADRÃO! AI VC TERÁ RAZÃO EM DIZER ISSO!

    3. Eric disse:

      É .. Então começa agora a defender os policiais do Brasil, pois são os únicos que defendem vc realmente!!
      Ou vc acha que o ministro da justiça ou esse general que vendeu a estrela dele, estão preocupados com vc e a sua família??

    4. Mota disse:

      Vá estudar, sem noção! A sua mente que deveria doer escrevendo tanta asneira, primeiro com a idéia do cerceamento do direito reinvidicatorio, em seguida pelo atentado ao vernáculo.

    5. Mauricio Ofénix disse:

      sabe de nada, inocente.

  2. Fabiano disse:

    Parabéns General! A desordem parte de quem tem obrigação “CONSTITUCIONAL” de quem deveria promover a ordem. A questão dos arrastões é um problema educacional, só isso!

  3. Amaral disse:

    Quer dizer que se desmilitarizada, a pm vai poder fazer greve a vontade?

    1. Gabriel Oliveira disse:

      Isso! Muito bem!! Adorei! Demorou!! A Polícia MILITAR é constitucionalmente PROIBIDA de fazer greve, justamente pelo motivo de trazer o caos ao estado democrático de direito, e justamente pelo terrorismo que eles mesmos fizeram.

      Perder a patente é pouco, deviam demitir todos os irresponsáveis que participaram desse ato de terror e ainda deviam ser presos aqueles que aterrorizaram a população via redes sociais.

      1. Giluan disse:

        Esse é o país de população ignorante. Isso é um país sem salvação povo corrupto e sem educação, elegendo os seus pares.
        Que dizer que não podemos lutar por direitos?
        Você é só mais um covarde nesse país.

        1. Taynan Silveira disse:

          Isso mesmo Giluan tem uns cabeçudos ai que acham q só pq o cidadão trabalha na polícia e nao tem direito de greve tem que ficar comendo calado. é trabalhador como qualquer outro tem que ir atras dos seus direitos tmb.

      2. Siulva disse:

        Gabriel oliveira o mais sem noção que eu ja vi, e ainda por cima nem pra pensar presta.

  4. Sandra disse:

    Então significa que qdo o MST e afins, fizerem baderna no país, tb vão perder Bolsa Família???? Então tá!!

    1. Edivaldo Figueiredo disse:

      POIS É! QUE SE CUMPRA AS LEIS! SRRSRSRSRSSR ARTIGO 5º A TODOS!

  5. manoel lima disse:

    Toda baderna existente no país é culpa dos Deputados e Senadores que deveriam fazer algo e nada fazem. Para o Brasil mudar, temos que mudar esse Congresso que aí está, é dele que saem todas as leis que somos obrigados a nos submeter, da criança a(o) presidente da república. Se home a polícia prende um bandido e amanhã ele está solto, a culpa não é do Juiz que concedeu o habeas-corpus, ele tão somente aplicou a lei que os Deputados e Senadores criaram. A polícia sabe que, constitucionalmente não pode fazer greve, se estão transgredindo a lei tem que ser punido severamente para servir de exemplo. Para acabar com as tais greves que prejudicam a todos e causam enormes prejuízos, basta os Deputados e Senadores aprovarem uma lei que obrigue todo empregador seja publico ou privado a reajustar os salários automaticamente na data base de cada categoria, utilizando a inflação do período anterior, mais 1% ou a média do índice de crescimento do PIB dos dois últimos anos. Qualquer outro benefício seria decidido através de negociação e, em caso de dúvida decidido pela justiça do trabalho.

  6. d.oliveira disse:

    vixe que dureza! as polícia civil e federal fazem greve de meses.Agora mesmo os correios passaram três meses de greve e cadê a dureza? prisões dos presidentes dos sindicatos teve? desconto dos dias parados, houve? demissão dos grevistas, aconteceu? agora quando a PM paralisa a rebordosa vem em dobro, é só ver o que aconteceu com o Cabo Prisco da bahia: preso, algemado na cama do hospital (alta periculosidade), enquadrado na lei de segurança nacional. Quanta hipocrisia partindo de quem anistiou esses mesmos grevistas no governo dos outros. Que tem a cúpula do ser partido engaiolado por corrupção. Menos, que o povo não é besta!

  7. LUIZ SANTOS disse:

    Desmilitarização jáaaaa!!! Exército é Exército. Policial estadual é policia do Estado, profissional de segurança pública e mediação de conflitos na sociedade.

    1. o certão disse:

      eu digo é dificil isto aconteceu esta Dilma ai não manda na lei, como alguem mesmo falou quem faz as leis são os deputados e deputado que se prese, não é besta de tal façanha, , estes monte de babacas que falam o que não pensam deveriam saber que o policial o bombeiro militar tambem precisa comer e sustentar sua familia

  8. Anne disse:

    Na minha opinião lutar pelos seus direitos todos os cidadãos têm, mesmo os militares, porque dependem de seus ganhos para manter suas familias, mas a priori, a policia militar e civil, são pagas pelos cidadãos civis para terem seus direitos salvaguardados, então uma greve geral sem nenhum tipo de segurança, tambem foi demais. É complicado, mas o dever sempre vem antes do direito.

    1. o certão disse:

      E digo mais este general gaga deve botar as barbas de molho com sua propria tropa , o exercito, que não estão nada satisfeito com o que ganhan, eles estão querendo futucar onca com vara curta, porque se de fato acontecer que os militares perderem as patentes, o restante da tropa entra em greve até devoloverem as patentes, é simples aí vamos ver quem aguenta a quebra de braços quartro ou cinco catos pingados ou quase 25000 militares.

      1. Rafael disse:

        Que eu saiba quem vai perder as patentes são os militares da PMPE e não do exército! Não adianta fazer greve, o estado sempre vencerá pois há dezenas de milhares de jovens querendo deixar de ganhar 724 como vendedor de loja e virar PM! Além do mais existe a reserva da PM que é formada na maioria por jovens que trabalham em péssimos empregos piores que PM e tão louquinhos para entrar na ativa da PM!

    2. Giluan disse:

      Que eu saiba todos os servidores públicos são pagos pela sociedade, diga se de passagem muito mal pagos.
      Então os outros podem e a polícia não?

  9. Giluan disse:

    Vendo as greves que vem ocorrendo ultimamente não só as polícias, mas todos os servidores pude perceber a disposição do governo em punir mas nunca negociar.
    Não a nenhum esforço do governo em planejar investimentos e mudanças que possam melhorar a condição de trabalho dos policiais, implicando assim em melhoria para toda sociedade.
    Exemplos existem, vejam o Chile.
    Mas fica claro que o governo seja ele federal ou estadual, não tem interesse que a população tenha educação nem segurança.
    Vamos refletir e nessas eleições fazer a mudança em vez de ficar criticando aqueles que estão lutando por seus direitos.

  10. Lyndy Barreto disse:

    Em tantos comentários que venho lendo a respeito de greves por direitos e leis inexistentes ou esdruxulas, o mais sensato foi de um “feiciano” – como pode um jurista, (adv, juizes, desembargadores e ministros de justiça) estudarem tantos anos para decidirem com base em leis criadas e sancionadas por políticos que em sua grande maioria não tem um minimo de conhecimento. Vejam o caso do Dep Fed. Palhaço Tiririca (nada contra a pessoa do mesmo), mas que teve que provar que não era analfabeto, mas é capaz de votar aprovando leis. Estamos em inversões de valores em todas as esferas. Algo precisa mudar. Juristas acordem.

    1. Gabriel Oliveira disse:

      Quando decidiu entrar pra polícia militar sabia que ia ganhar pouco. Entrou pq quis!!!!! Nãi venha depoia instalar o caos. A POLÍCIA MILITAR É PROIBIDA DE FAZER GREVE. Não pode! Ta insatisfeito, pede para sair. Agora dar uma declaração dizendo que a polícia parou, que não tem polícia na rua é coisa de moleque. IRRESPONSABILIDADE sem tamanho e merexe punição com o maior rigor possìvel. Como eu disse, perder a patente é pouco. Esses irresponsáveis puseram a vida de todos nós em risco, inclusive a partir de suas declarações indiretas de que os bandidos podiam dicar à vontade, pois não havia polícia na rua. Esse tipo de terrorismo é dos mais crueis. As polícias civis e federal podem fazer greve porque se pararem de trabalhar, sua ausência não vai diminuir a paz e a ordem pública, vai somente causar a demora na prestação de serviços administrativos. Mas a PM responsável por manter a paz e a ordem pública, que já mantem muito mal por sinal, vir a parar e além disso dizer que se aquartelou, que parou totalmente, sem manter ao menos trinta por cento de viaturas e soldados nas ruas alèm de ir contra a lei de greve, tornando a greve ilegal é totalmente irresponsàvel, fazendo acontecer o que vimos, diversos saquea e etc. Até esses prejuizos deviam ser descontados dos salários deles.

      1. Cleide disse:

        Essa é típica resposta de quem desconhece completamente o que é administração pública. Procure se informar. A greve não visa o ganho de prêmio, mas unicamente que o governo cumpra as leis que tratam de remuneração do servidor. a lei está aí e eles não cumprem. Se fossem cumpridas a risca tenha certeza que as polícias estaduais, aliás todos os servidores públicos não estariam fazendo greve.

      2. Marinalvo disse:

        Pô Gabeu, eu nem terminei de ler o que escreveu… Vc dever estar financeiramente cômodo. Pra manter sua vida normal, diversao, etc, e mantida com esse pessoal ai que ganha o que ganha, mas respeito. Entao quem achar poco deve sair? Tou achando que vc e u explorador da miséria alheia. Qto vale pra lavar o seu carro? Se eles acharem pouco, vc lava? Vc faria sua própria seguranca e família. Trabalhe 5 dias e veja qto e, agora e pra cuidar mesmo da sociedade. Isso eu quero ver

  11. Sergio disse:

    Isso é uma vergonha….quando a população precisa de ordem chamam quem ,,,a PM….a realização de saques no estado reflete a educação que o povo tem;;;a política de dar esmolas ao povo que faz isto…e a formação de opinião de que nossa Grande Rede Globo nos traz……precisamos sim de nos dar respeito e não ficarmos calados aguentando sermos roubados pelos governos de qualquer nível ..

  12. SERTAO disse:

    brasil corrupto,tomare que om pms façam greve novamente,nessas eleiçoes é so nao votar,VAMOS ANULAR NOSSOS VOTOSSS.

  13. edinho disse:

    DITADURA NUNCA MAIS!
    CHEGA DE OPRESSÃO!
    MILITARISMO NUNCA MAIS!
    VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA!
    Estas são umas das frases comuns no discurso dos petistas.
    Se vivemos em uma democracia, por que uns podem fazer greve e outros não?
    Tirar a patente de alguém porque fez greve, não é ditadura?
    Alguém pode perguntar: Se odeiam tanto o militarismo, por que não desmilitarizam as polícias militares?
    Ora caros amigos, a polícia sendo militar é obrigada a defender os govenantes, mesmo que toda a sociedade esteja contra.

  14. wly disse:

    Maria VC deve ser de marte. Um comentário desse!!! VC deve ter dito isso sem pensar, vou acreditar nisso

  15. tiago disse:

    Minha gente, vamos deixar de ser besta e ficar dando emprego vitalício a vereadores deputados e senadores, como foi comentado anteriormente são esses caras que fazem essas leis que só F com o cidadão, vamos renovar tirar esses dinossauros que atrasam a nossa vida é cinco, seis mandatos um atras do outro e sem fazer nada e a gente de besta só colaborando, acorda brasil, esse governo de forma sutil esta dominando tudo.

  16. Jorge Barbosa Azevedo disse:

    O que esta acontecendo é que o PeTralhas querem a desmilitarização das PMS no Brasil, pois o efetivo é muito maior do que as Forças Armadas. Depois que passar a copa vocês verão que o país vai estar quebrado e vai ter aumento de alíquotas de impostos para agradar e encher os bolsos desses corruptos, eles não querem que os policiais militares lutem por seus direitos e inclusive já ganhos na justiça, mas o país nas mãos dos PeTralhas e alguns estados o que adianta parar por 2 ou 3 dias? Aparece em rede nacional o ministro da justiça e manda prender o lider do movimento, como foi feito aqui na Bahia e o governo que antes era oposição e apoiou a greve da polícia hoje é situação e não cumpre os acordos firmados com os policiais! Ai vem a pergunta, como confiar em quem supostamente “lutou” pelos direitos dos trabalhadores e atualmente a polícia militar da Bahia recebe menos de um salário mínimo, que é o soldo de um policial? Mostra um aumento que na realidade nunca dar a não ser todo ano 4 ou 5% e não querem que os policiais militares façam greve? Coloca esses corruptos ladrões para sobreviver com o salário de um policial militar e mais esses puxa-sacos do PT que só estão preocupados em encher os bolsos e continuar com a maioria da população sem conhecer seus direitos e ganhando o bolsa família, nada contra porque quem tem que receber é o pobre necessitado mesmo e não parentes de políticos! O bolsa família existe desde a época que Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil e o Lula só fez juntar todos os benefícios em um só e colocou o nome de bolsa família. Com PT ou sem os necessitados não vão deixar de receber, isso é manobra deles para não perderem o poder! Aguardem quando passar a copa do mundo e verão que o país vai estar quebrado e endividado!

  17. Maninho disse:

    Sempre é muito fácil criticar a PM de fora, sem viver o drama salarial e as más condições de serviço, fora os cotidianos casos de assédio moral aos quais eles são submetidos. Admira-me gente que depende da PM para sentir-se segura nas mais perigosas e difíceis situações criticá-la em um momento em que a corporação exige apenas o que merece e lhe é negado. O próprio caos instalado na greve não deveria servir de crítica à corporação, e sim servir de constatação ao quanto a ordem social depende desses heróis, sim, nossos heróis não são BBBs ou jogadores milionários, são pais e mães de famílias que oferecem suas vidas para defender as nossas. Lamentável tais críticas à Polícia Militar.

  18. Juazez Conrado disse:

    Não sou a favor do que aconteceu em nosso estado, mais o governo primeiero deixa acontecer o desmande pra depois usar a ditadura, pq não conversa com a categoria, pq não evitar tudo isso. falta conversação entre as partes. mais logo Dilma, que foi uma que tb propocionou fatos parecidos, agora que usar a truculencia contra os pilicias. usa contra Genoino, José Dirceu, Valerio etc.

  19. PM-PE disse:

    General,Dilma ,João Lyra , covardes são todos covardes ,isso é apenas um desabafo e vai para quem sem conhecimento de causa criticam o movimento realizado pela PM , é muita responsabilidade e muito pouco credito se a PM é responsável pela a população vendo a situação se revelar quem verdadeiramente ela é , isso nos dá a condição de imprescindível pala um estado de tranquilidade, mas cade o reconhecimento que ñ vem de nenhuma forma . Quanto arrependimento depositar confiança em alguém “políticos”
    Somente um é digno de confiança e este ñ nos desaponta nunca .

  20. Rosinei disse:

    Quem diria, uma mulher que fez miséria no passado, roubou, fugiu do Brasil, foi para o país onde a mesma emprestou dinheiro, ela está levando o país a entrar em uma guerra civil, brasileiros abram os olhos. PT nunca foi partido dos trabalhadores, deve mudar o nome para Partido dos Traidores, nunca vi em toda história de politica tantas greves como estão tendo na gestão desses covardes, pois os trabalhadores saem sem nada, são um bando de mentirosos e corruptos.

  21. Edu disse:

    Se não estão satisfeitos com os salários existem bastantes concursos que pagam bem! estudem e sejam felizes em outros cargos não usem a farda para promover baderna nem criar o terror na sociedade! Militar NÃO faz greve!!

  22. Genivaldo disse:

    Maria, que bom, tém alguém feliz com os nossos governantes: Hospitais
    policiais com boas condições de trabalho,ruas asfaltadas, ruas enluminadas,transportes em boas condições… Maria, volte para a TERRA.

  23. osvaldo disse:

    Parabéns povo de pernambuco por votar no senador Hugo Costa que defende baderneiros no senado impedindo que uma lei mais rigorosa seja aplicada eu disse baderneiros e não manifestantes entretanto é a favor da expulsão de PMs que recebem um salário miserável por uma manifestação também legitima porque não tem ninguém para defende=los

  24. Nascimento Gomes da Silva disse:

    Gostei do seu comentário Manoel Lima. É compreensivo. Os governos dos Estados têm que respeitar a lei de vencimentos e salários aprovado na Câmara. Inflação mais o crescimento do PIB. Eles não respeitam.Outras reivindicações que se façam através dos sindicatos e associações, no caso da Polícia Militar. O nosso companheiro Oliveira deve ser uma das pessoas atingidas pela violência dos vândalos que se aproveitam da situação para, desumanamente, saquearem, roubarem o que cidadãos e cidadães trabalharam anos e anos para conquistarem. Não é porque o policial aceita a função de defender a sociedade, caro Oliveira, que deve ser tratado pelo o governo como um ESCRAVO! aceitando tudo de seu patrão, no caso, o governo, sem solicitar mais nada! O policial é gente tanto quanto qualquer outra pessoa! Sofre os mesmos problemas e, quiça, mais ainda. Por força de seu trabalho, deveria, não, deve morar fora do alcance de marginais, traficantes aos quais tem que combater. Ao contrário, devido ao baixo salário mora na periferia, favela, cortiço onde outro funcionário que ganha pouco pode morar sem ser molestado por estes facínoras ! É a diferença entre o funcionário civil e o militar! Ademais, como vimos crítica que a Presidente da República alerta para a demissão de policiais. Denotação meramente política. Essa responsabilidade é do governador. Digamos que o presidenciável Eduardo Campos deixou o salário dos policiais devassados, agora o atual governador sofre as consequências. Como presidenciável ele está, pelos os face apresentando soluções e soluções para o Brasil. Permaneceu como aliado do governo federal por dez anos e nada apresentou para a melhoria da nação e do próprio Estado! Que ironia!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários