A Praça da Juventude no bairro João de Deus, Zona Oeste de Petrolina, vive ontem (8) um momento especial. Após momentos difíceis causados pelo agravamento da pandemia de Covid-19, as atividades físicas e de lazer que ocorriam nesse espaço foram suspensas em março do ano passado. Mas para a alegria da comunidade, a flexibilização das medidas restritivas após números mais positivos no atual cenário permitiram retomar o Programa ‘Movimenta Petrolina’, pelo qual são oferecidos aulões de ritmos, judô, capoeira e futsal.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, Simão Durando, do secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plinio Amorim, do secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia ‘Ferson’, e da coordenadora do programa, Rita de Cássia dos Santos. O retorno do ‘Movimenta Petrolina’, que traz profissionais capacitados para a realização das atividades físicas, será de maneira gradual nas outras comunidades atendidas com o projeto, como o Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Rio Corrente, Areia Branca, Orla, Monsenhor Bernardino, José e Maria, Dom Avelar, Vila Marcela, N-10 (Perímetro Senador Nilo Coelho) e Vila Eduardo.
Seguindo o decreto estadual, a prática de esportes coletivos foi liberada em Petrolina no mês de junho. Regras de convivência, a exemplo do uso de máscara e distanciamento social, deverão ser seguidas pela comunidade a fim de evitar qualquer tipo de contaminação pelo coronavírus. O secretário Plínio Amorim, destacou a felicidade pelo retorno do programa, que foi lançado pela gestão municipal, em 2017, e agrada bastante a população aonde chega.
“Aos poucos estamos recuperando a normalidade nas atividades do Movimenta Petrolina. Queremos continuar estimulando a prática de atividades físicas em Petrolina, pois essas aulas trazem muita alegria e principalmente saúde para a população. O retorno do programa vem também para acalentar e acalmar todas as deficiências que a pandemia deixou, e a esperança de que tudo vai passar“, disse Plínio.
Animação
Animada com o retorno do Movimenta Petrolina, a moradora do João de Deus, Vera de Oliveira, participou da aula de ritmos e não escondeu a alegria em voltar a praticar atividade física. “Participo do projeto desde o seu início e senti bastante saudade do que ele proporciona para todos nós, que é mais qualidade de vida, alegria, disposição e vontade de fazer as coisas“, finalizou.