Após ocupar prédio da Univasf, DCE vai deliberar sobre pauta discutida em reunião com reitoria

por Carlos Britto // 19 de agosto de 2013 às 18:53

Univasf ocupada DCEO Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco deverá promover uma assembleia, ainda na noite de hoje (19), para deliberar sobre o resultado da conversa que uma comissão de integrantes da entidade teve com a reitoria em Petrolina, após a ocupação pacífica do prédio nesta manhã.

O Diretório reivindica, como principal item, ações da universidade que visem à permanência dos estudantes. Segundo a presidente do DCE, Robisnayara Barbosa, a pauta é antiga e faz parte da política nacional de interiorização do ensino superior – que, no caso da Univasf, ainda possui muitas lacunas.

Entre os pontos cobrados estão a implantação de um restaurante universitário, residência estudantil e creches para mães que estudam na instituição. O transporte dos alunos é outro item que entrou nas discussões. A maior reclamação diz respeito ao campus de Ciências Agrárias, localizado no C1 do perímetro Senador Nilo Coelho (a pouco mais de 10 km da sede).

Robisnayara explicou que várias reuniões foram feitas entre a reitoria, o DCE e a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) no sentido de melhorar as condições dos ônibus e aumentar a quantidade de veículos para atender a linha. Mas nada avançou até agora. “A prefeitura ainda não assumiu, de fato, sua responsabilidade, sob a justificativa de que está fazendo o plano diretor”, informou a líder estudantil. Ela também deixou claro que a pauta atendida pela prefeitura, no quesito transporte, em relação ao Movimento ‘O Vale Acordou’, é diferente da que o DCE reivindica. “Nossa pauta não está sendo atendida”, completou.

Avaliação

Outra representante do DCE, Tatiana Aline mostrou-se otimista com o resultado da reunião de hoje em alguns pontos, mas ressalta que a maioria só dever ser concretizada em médio prazo. “É que não depende apenas do reitor (Julianeli Tolentino)”, avaliou. De qualquer forma, ela disse esperar que a reitoria se posicione de maneira mais evidente em relação à pauta. Hoje cedo, por meio de nota da assessoria, o reitor Julianeli já demonstrou disposição em atender os estudantes, dentro do possível.

Tatiane informou ainda que, após deliberar a pauta com os discentes, o DCE vai analisar se continua ou não a ocupar o prédio. Ela adiantou que amanhã (20), a partir das 19h, a entidade dever promover, no mesmo local, um debate sobre a adesão do município ao programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, alvo de polêmica em todo o País.

Após ocupar prédio da Univasf, DCE vai deliberar sobre pauta discutida em reunião com reitoria

  1. pedro galesi disse:

    VAMOS VER SE O JOGO DO DCE É VERDADEIRO OU É SÓ PARA ENGANAR A TORCIDA. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O DCE APOIOU INTEGRALMENTE ESSA REITORIA NA ELEIÇÃO E, TALVEZ TENHA O RABO PRESO… VAMOS AGUARDAR.

  2. Petrolinense disse:

    Mais Médico é polêmico! 90% da população é a favor e vem dizer que é polêmico? Para deixar de ser polêmico épreciso adesão de 100% da população!

  3. Ana disse:

    Armariaaaaaaaaaaaaaa… até na ocupação da Universidade FEDERAL o foco é o prefeito Lóssio !!Ainda querem credibilidade.. fala sério !

  4. Sergio Sá disse:

    “Pedro Galesi”, não existe “rabo preso” como você coloca.
    Como cidadão mesmo não fazendo parte dessa univesidade vejo que há reivindicações justas e que vêm sendo tratadas com o devido respeito pela reitoria, essa univesidade vem mudando muito, e prá melhor, meus filhos que estuda lá já sentem e me diz isso.
    Você devia ter um cargo no passado, perdeu e até agora parece que não “engole” e não aceita essa nova gestão.
    Revele sua verdadeira identidade, seja homem e não fique só defendendo o gestor antigo, um forastero ditador, que construiu prédios que estão rachando e perigando desabar, inacabados por não ter bons projetos.
    Apoie quem tem projetos para qualificar essa importante univesidade, seja quem for.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários