Após promessa, produtores de Petrolândia reclamam de falta de assistência técnica da Codevasf

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2014 às 11:05

Não bastassem os problemas enfrentados diante do nível crítico do Lago de Itaparica, os produtores rurais de Petrolândia, no Sertão Pernambucano,  ainda convivem com um problema que estaria prejudicando a produção local: A falta de assistência técnica por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

De acordo com o representante dos produtores, Lúcio Silva, o problema estaria ocorrendo há dois anos. “Nós, que somos  produtores da Borda do Lago de Itaparica (Barreiras bloco 1,2, Apolônio Sales, Icó Mandantes e Manga de Baixo) estamos sofrendo com a falta de Assistência técnica, técnicos agrícolas, assistentes sociais e agrônomos. A Codevasf, em reunião, prometeu que em julho desse ano retornaria a equipe técnica através da empresa Plena para nos apoiar na produção, e até o momento não passou de promessa”, disse.

Ainda segundo Lúcio, o problema se tornou ainda mais grave diante dos níveis críticos do Lago de Itaparica. “Estamos precisando, mais do que nunca, desse serviço que sempre somou com os produtores da nossa região e agora com o nível crítico do lago de Itaparica, estamos precisando das orientações desses profissionais para nos ajudar no controle da irrigação, na produção e na comercialização dos perímetros irrigados”, conta o produtor.

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Codevasf, que se comprometeu em esclarecer sobre as reclamações.(foto/ilustração)

Após promessa, produtores de Petrolândia reclamam de falta de assistência técnica da Codevasf

  1. Joshua Marx disse:

    Sempre é assim!
    Prometeram antes das eleições e o período eleitoral já passou.
    O corte orçamentário para o próximo ano será ainda mais violento e a ATER não será prioridade enquanto a empresa estiver preocupada com a fabricação de votos.
    O serviço de ATER é fundamental para o produtor rural do Sistema Itaparica, contudo os gestores da Codevasf não possuem a sensibilidade necessária para perceber que o mais importante não é o voto, e sim o cidadão e suas necessidades básicas.
    É preciso encarar a realidade com coragem e não se omitir frente aos interesses políticos nocivos dos atuais “mandatários” da Codevasf/Petrolina.
    Trabalhadores do mundo, uni-vos!

  2. José Primo disse:

    Descaso total com os produtores do Sistema Itaparica. PI Manga de Baixo. Abandonado

  3. Jeremias de Sá Silva disse:

    O retorno da ATER o mais rapido possivel. Pedimos atitude dos Chefes da Codevasf para resolver esse problema. Projeto Fulgencio

  4. Paulo Roberto disse:

    Pura verdade!

    Políticos prometem resolver todos os problemas. Os eleitores acreditam, votam… e desanimam, ao verem que, mais uma vez, foram enganados.
    Acorda Brasil.

    1. Joshua Marx disse:

      Perímetro Irrigado Manga de Baixo = Abandono;
      Perímetro Irrigado Icó-Mandantes = Sucata;
      Perímetro Irrigado Apolônio Sales – Esquecimento;
      Perímetro Irrigado Fulgêncio – Bomba relógio;
      Demais Perímetros = Desrespeito e omissão.
      Está na hora dos produtores do Sistema Itaparica cobrar responsabilidade destes “mandatários” atuais da Codevasf.
      Ou será que as ações só acontecem em ano eleitoral?

  5. Maria José S. Silva disse:

    Cadê os representantes da codevasf? precisamos de esclarecimentos E uma falta de respeito com os reassentados.

  6. Pedro Lídio disse:

    VAMOS ACIONAR O MINSTERIO PUBLICO. TEM O CONTRATO RODANDO MAS NÃO EXISTE O SERVIÇO DE ATER

  7. Emanuel Elder disse:

    Concordo que existe a política mais politicagem neste caso já está ultrapassando todos os limites pois, os serviços tão essenciais como o de ATER aos agricultores assentados e reassentados de todo o sistema Itaparica deve ser retomado URGENTEMENTE e os agricultores respeitados em seus direitos. Basta de promessas, queremos atitude e dignidade. Coisa que poucos têm.

  8. Pedro Lídio disse:

    CARLOS BRITTO ENTRE EM CONTATO COM A CODEVASF PRECISAMOS DE UMA RESPOSTA SOBRE O ASSUNTO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários