Diretores da Facape e representantes dos DCE´s e DA’s estudantis se reuniram ontem (1º), com transmissão ao vivo por uma rede social. Na pauta, os alunos trouxeram algumas demandas com relação às atividades acadêmicas e aulas nas plataformas digitais que estão acontecendo no período de isolamento social, como também a prorrogação de prazos e redução no preço da mensalidade.
Os diretores avaliaram os pedidos, e quanto às questões pedagógicas, os estudantes foram atendidos no prazo de entregas dos TCC’s, sem prejuízos para defesas e colação de grau. As reivindicações de aulas gravadas e o pleito dos horários de aulas ao vivo nas plataformas digitais, serão encaminhados aos professores. “Todos os nossos professores sabem que precisamos compreender a situação que estamos vivendo. Vamos atravessar esse momento tentando evitar todo e qualquer prejuízo para os nossos alunos.” explicou a diretora pedagógica Vania Lasalvia.
A diretora financeira da Facape, Ivony Dourado, atendeu ao pedido dos alunos e as mensalidades poderão ser pagas com descontos até a próxima terça-feira, dia 07 de abril. Quanto à redução do preço, a diretora explicou que dentro da lei que rege a Autarquia Municipal, não será possível. Segundo ela, a folha de pagamento dos funcionários da instituição é muito alta, e a inadimplência cresceu muito.
“A gente compreende a situação de cada aluno, assim como a dos técnicos e docentes que dependem dos seus salários também. Uma autarquia municipal não pode, como uma faculdade particular, demitir professores e funcionários para reduzir custos, nem dá descontos quanto quiser. Aqui os servidores são concursados e nós somos regidos por leis municipais. Não há possibilidade de reduzir preço de mensalidade.” explicou Ivony.
Para o Presidente da Facape, Antonio Habib, o diálogo com os alunos foi muito importante para que eles entendam a faculdade. “Nós queremos os alunos mais perto da nossa gestão. A Facape só existe por eles. Esse é um momento em que todos nós estamos vivendo experiências novas dentro da instituição. Com certeza vamos sair mais fortalecidos. Estamos muitos empenhados, toda a diretoria pra que tudo funcione bem. Uma nota técnica está sendo preparada, mapeando as necessidades e dificuldades da faculdade e será apresentada ao poder executivo para que possa avaliar a situação da Facape e o pleito dos alunos em meio a Pandemia da Covid-19.” declarou o Presidente.