A chuva da última noite continuou na manhã desta sexta-feira (13) e deixou a cidade de Petrolina em alerta. Como forma de evitar transtornos e perdas, a Defesa Civil do município orienta famílias que vivem em zonas de risco. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, durante essa manhã as equipes da Defesa Civil foram aos bairros Cacheado, Vila Eulália e Dom Avelar para ajudar as famílias. Os trabalhos na Vila Eulália e Dom Avelar consistem na drenagem da água, atividade em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura.
Já no Cacheado, as famílias atingidas pela chuva estão sendo realocadas em um prédio cedido por lideranças comunitárias. “É importante ter cuidado não só durante as chuvas, mas antes também. A manutenção das casas é um trabalho que sempre pedimos à população para fazer”, destaca o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos.
Além disso, é necessário também que a população não jogue lixo nas ruas e terrenos baldios, evitando o entupimento de bueiros. No período das chuvas, o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã reforça a orientação para que as famílias residentes em invasões deixem suas moradias ao primeiro risco de desabamento.
“É importante também que a população dessas localidades faça uso dos materiais doados pela Defesa Civil, como as lonas. Elas podem ser utilizadas para cobrir as casas ou envolver as paredes, evitando desabamento dessas residências” , informa.
Além do trabalho de vistoria dos bairros e orientação às famílias, a prefeitura atua também no processo de limpeza de canais, por meio da Secretaria de Infraestrutura. “Pedimos também para que as pessoas que observarem qualquer risco ligarem para a Defesa Civil ou para a Ouvidoria da Prefeitura, para que possamos organizar as ações de ajuda” ressalta Santos. O telefone da Defesa Civil é o 3862-9164. As ligações podem ser feitas também no 156, através da Ouvidoria.