Com a vazão elevada nos últimos dias, o Rio São Francisco no trecho Petrolina-Juazeiro se mostrou como não era visto há muitos anos. Nesta quinta-feira (25), quem utiliza as barquinhas para ir de uma cidade para a outra pôde conferir a diferença no nível do rio. Depois de mais de quatro anos, as embarcações voltaram a atracar no antigo local.
Com a elevação do nível do Rio São Francisco, as baronesas ainda existentes no trecho da Orla de Petrolina se desprenderam, invadindo o trajeto das embarcações. Sobre essa questão, o Blog procurou a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e aguarda uma resposta.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que a vazão do Rio São Francisco, entre Sobradinho e Itaparica, foi elevada na última terça-feira (24) e seguirá até esta sexta-feira (27) para viabilizar a transferência de uma embarcação que estava ancorada na Orla de Juazeiro para o reservatório de Sobradinho (norte baiano), atendendo à solicitação da empresa Rota das Águas Velho Chico, que utilizará a embarcação para passeios turísticos no reservatório.
As vazões médias diárias a serem praticadas, no trecho e nos dias citados serão 700, 1200, 1280 e 780 metros cúbicos por segundo (m³/s). A solicitação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). A Chesf destaca que a vazão que vem sendo praticada em Sobradinho tem sido de 660 m³/s.