O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), conselheiro Ranilson Ramos, visitou na semana passada as Inspetorias Regionais de Garanhuns (IRGA), no Agreste, e Arcoverde (IRAR), no Sertão.
Na oportunidade, ele se reuniu com os servidores para debater assuntos referentes à melhoria dos trabalhos realizados pelo Tribunal e anunciou a atualização, a partir de janeiro do próximo ano, da jurisdição das Inspetorias do TCE-PE, ou seja, mudanças no grupo de municípios que o órgão fiscaliza.
De acordo com o presidente, essa atualização vai otimizar as atividades de fiscalização em termos de logística e de operação.
Um estudo elaborado pelo Departamento de Controle Externo Regional do TCE-PE avaliou que a reestruturação vai racionalizar os custos e otimizar os deslocamentos, equilibrar a distribuição dos municípios fiscalizados, além de proporcionar uma maior aderência à regionalização do Estado.
Resolução
A Resolução TC nº 214/23, que atualiza a jurisdição das Inspetorias do TCE-PE, entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2024. Principal município do Sertão, Petrolina passa para Inspetoria Regional (IRPE) do órgão fiscalizador, que terá abrangência sobre os seguintes municípios: Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Itacuruba, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante;
Confiram no link disponível pelo Blog os municípios que mudaram de jurisdição.
Se tiver um órgão público sem futuro é esse tal de tribunal de contas,não serve para nada a não ser dá prejuízo para a sociedade, as fiscalização deles são tudo um faz de contas,se der alguma coisa de errado nas contas das prefeituras os vereadores aprovam tudo sem ressalvas e ponto final.