Apresentação de lendas do Rio São Francisco encerrará curso em Petrolina

por Carlos Britto // 08 de novembro de 2012 às 21:00

A Biblioteca Municipal Jornalista Cid Carvalho, no Centro de Petrolina, e a Escola estadual Paes Barreto, no bairro Gercino Coelho, se transformarão amanhã (9) em um grande cenário para as lendas do Rio São Francisco. As apresentações fazem parte do encerramento do curso “Contando Histórias sobre Saberes e Fazeres”.

A capacitação vem acontecendo desde abril, sempre aos sábados, com carga total de 80 horas. O objetivo é proporcionar conhecimento no segmento de contação de histórias e capacitar professores e pessoas da área de cultura em uma metodologia diferenciada para contribuir no incentivo à leitura, com foco no patrimônio imaterial de Petrolina e do Vale do São Francisco, como lendas, causos, danças, festas, modos de saber e fazer.

Qualquer pessoa interessada pode assistir às apresentações. Na biblioteca, a programação começa às 9h. Já na Escola Paes Barreto, a lenda da Serpente da Ilha do Fogo abrirá as apresentações às 16h30.

Apresentação de lendas do Rio São Francisco encerrará curso em Petrolina

  1. Joaquim Florencio Coelho disse:

    Prezado Carlos Brito
    Acompanho com interesse mais um curso de grande importância para o desenvolvimento educacional e cultural,especialmente, de todas as crianças.Trata-se do curso ” Contando Histórias Sobre Saberes e Fazeres.”Esse curso deve ter sido captado através da FUNDARPE/Prefeitura de Petrolina, pontuando positivamente as gestões do Estado e do Município, .Parabéns.
    De grande valor, também, são os fundamentos e o fco do referido curso, que usou para sua perfeita operacionalização e oficinas, as Lendas do Velho Chico, livro da grandiosa e brilhante historiadora de Juazeiro-BA., Professora BEBELA (Isabel Pontes), por quem tenho um apreço e afeto sem fim.Professora Bebela, como carinhosamente a chamamos é uma figura exponencial, no que diz respeito à história da região, aí envolvendo com largo conhecimento as histórias e lendas do Rio S. Francisco e localidades às margens do mesmo, a cidade de Juazeiro, Petrolina e todas as cidades pertinentes do entorno ao Velho Chico.Daí. Depreende-se daí, a especial necessidade de homenageá-la, neste momento virtuoso da contação de histórias, que ressurge em todo o país e que deleita crianças, e pasmem, até adultos, envolvendo nesse segmento ainda, a figuta sublime do professor e da professora.
    Portanto, quero com todo carinho e consideração pedir aos monistradores, coodenadores e outros desse curso e de todos que utilizam fontes como essa, que não esqueçam nunca de referenciá-las e de onde ” se bebe ” cultura, declinando-se as fontes financeiras, que pagaram a conta : Estado de PE. e Prefeitura Municípal de Petrolina e, muito especial e categòricamente, da fonte histórica, que possui uma riqueza cultural sem fim e,que sempre compartilhou com a boa vontade, que lhe é peculiar.Aproveito para mandar agradecimentos e um grandioso abraço para a brilhante professora BEBELA.Joaquim Florencio Coelho ( Joaquim da KUKA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários