A Prefeitura de Araripina (PE), Sertão do Araripe, finalizou o pagamento da contrapartida municipal do Seguro Garantia-Safra 2020/2021. O Garantia-Safra é utilizado com a condição de assegurar minimamente agricultores nas cidades em que houve perda de safra – por razão de seca ou enchente – e que tenham aderido ao programa.
O município é responsável pelo pagamento de 6% do valor total do benefício estipulado pelo Ministério da Agricultura, que é de R$ 850,00. A atual gestão pagou R$ 247.605,00 e finaliza sua contribuição ao fundo. De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, a região vivencia a “seca verde”, com poucas chuvas, e é provável que a safra não seja tão boa quanto o esperado.
“Assim, o seguro vem para ajudar as famílias neste momento difícil. Nossa torcida é que os demais entes também cumpram com as suas contrapartidas”, destacou o gestor.
Até quando o Nordestino do Semiárido vai ficar esmolando? Não é falta d’água não, no Semiárido chove no mínimo 200 bilhões de metros cúbicos todos os anos. De quatro em quatro anos e meios chove 600 bilhões, e a cada trinta ou trinta e cinco anos chove até um trilhão de metros cúbicos. Os Governos precisam implementarem políticas públicas de armazenamento e utilização dessas água. Barragens de superfícies já existem muitas, mas não atendem a toda população.