Araripina (PE), no Sertão do Araripe, está apto a instalar sua faculdade de Medicina. A Portaria nº 924, a qual traz a relação de instituições mantenedoras autorizando o funcionamento dos cursos de Medicina em várias cidades brasileiras, foi publicada pelo órgão federal no último dia 27 de dezembro de 2018.
Desde o início do mandato do prefeito Raimundo Pimentel, existe uma grande articulação política que contou com o apoio do ex-ministro da Educação, o pernambucano Mendonça Filho, e da deputada estadual Socorro Pimentel. Após cumprir todas as exigências do MEC, a principal cidade do Araripe recebeu sinal verde para trazer o curso.
Na portaria, o MEC classificou em 1º lugar a Faculdade Paraíso, da cidade de Juazeiro do Norte (CE) – Fiusa Educacional S/ Simples Ltda (EPP) – para, a partir deste ano, dar início à oferta do curso. Raimundo Pimentel, em entrevista, destacou o fato histórico para o município e afirmou ter mantido contato com a direção da Faculdade Paraíso para tratar da instalação da Instituição.
“A instalação da Faculdade de Medicina em Araripina é, sem dúvida, uma grande conquista da nossa administração. Além de ser um curso que vai atrair estudantes de outras cidades, também irá manter os filhos de Araripina, que antes saiam para estudar em outros locais. Do ponto de vista da população, o funcionamento da faculdade vai melhorar o atendimento nos postos de saúde, uma vez que os estudantes terão que passar por períodos de estágio na rede pública. É uma conquista que devemos comemorar muito”, destacou o prefeito.