Durante os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, a cidade de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, sediará dois eventos para discutir temas ligados ao Patrimônio Fossilífero do Araripe e a criação de museus na região. Ambos serão ministrados pela professora do Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alcina Magnólia Barreto.
A primeira discussão acontecerá na próxima quinta-feira (29) com a palestra para divulgação da campanha de incentivo à criação de museus no Araripe pernambucano e piauiense. O evento começa às 19h no Auditório Charles Luciano. A palestra é gratuita e aberta a todos que se interessem pela temática.
Nos dois dias seguintes, será ministrado um curso sobre o Patrimônio Fossilífero no auditório da Escola CERu. O evento é destinado aos profissionais da rede de ensino pública ou privada nas áreas de ciências, biologia, história e geografia. São apenas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas até a próxima terça-feira (27) na sede da Secretaria de Assistência Social. Os participantes receberão certificados emitidos pela UFPE.
A discussão sobre a preservação dos sítios paleontológicos de Araripina e região ganhou espaço após ações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e da UFPE que preveem a conscientização e sensibilização dos moradores, bem como a criação de museus paleontológicos nas cidades que abrigam esses sítios. De acordo com o MPPE, os espaços funcionariam também como um atrativo para os turistas, gerando mais renda para as cidades.
Os eventos são promovidos pela UFPE, Pró-Reitoria de Extensão, Paleolab, Prefeitura de Araripina, Departamento Nacional de Produção Mineral e CNPq. (Foto/reprodução)
Boa Noite!
Gostaria de receber fotos e reportagem sobre os sítios paleontológicos de araripina ; se for possível…
Agradece: Gorete Andrade.