Araripina (PE), no Sertão do Araripe, terá este ano seu Circuito de Vaquejada. O evento foi anunciado na manhã desta quinta-feira (3) pelo prefeito Raimundo Pimentel, em um encontro com vaqueiros da cidade. A prefeitura dará apoio logístico aos organizadores para que o esporte seja estimulado e os vaqueiros naturais da cidade tenham mais oportunidades de participação.
Uma comissão de trabalho dos organizadores do Circuito Araripinense de Vaquejada terá a participação do secretário de Esportes, Bringel Filho, como representante do poder público para acompanhar a realização das cinco etapas ao longo do ano (confiram abaixo), até a grande final que será realizada no mês de dezembro no Parque 3 Vaqueiros.
O Circuito recebeu o nome de Augusto Modesto Sobrinho (in memorian), um dos primeiros incentivadores da vaquejada e criador de cavalos de raça. Ele é pai da vereadora Camila Modesto, do empresário e vaqueiro Joaquim Afonso, além da ex-vereadora Maria Augusta Modesto e de Juliana Modesto. A homenagem foi aprovada pela Câmara Municipal após proposição do vereador Luciano Capitão.
De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, o apoio e incentivo à vaquejada é um desejo antigo da sua administração, mas só foi possível realizar após anos de ajuste nas contas públicas. Ele afirmou esperar que o Circuito estimule os vaqueiros naturais de Araripina e possa ser uma forma de diversão e cultura para as pessoas.
“A vaquejada é o esporte do sertanejo, e nossa cidade tem muitos parques e amantes desta prática esportiva. Agora, a prefeitura entra como uma patrocinadora do Circuito nas suas cinco etapas que vão movimentar nossa zona rural durante todo o ano e, no mês de dezembro, teremos a grande final no Parque 3 Vaqueiros, que até lá será totalmente reformado e ampliado”, afirmou.
Presenças
O lançamento do Circuito Araripinense de Vaquejada teve a participação do vice-prefeito Evilásio Mateus, do presidente da Câmara Roseilton Oliveira, do secretário de Esportes, Bringel Filho, e dos vereadores Luciano Capitão, Camila Modesto, Doval da Saúde, Rodrigo Cobrinha e João Doutor.
Grande merd…